Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3896

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorFARIAS, Marcela Rafaela Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:17:09Z
dc.date.available2014-06-12T17:17:09Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRafaela Barbosa de Farias, Marcela; Eduardo Ferreira Monteiro, Carlos. O acompanhamento pedagógico e o ensino de matemática em escolas rurais: analisando concepções e práticas. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3896
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar o acompanhamento pedagógico oferecido em escolas rurais, especificamente, na área de Matemática, de um município pernambucano, este estudo entrelaça três principais temáticas, o Ensino de Matemática, a Educação Rural e a Formação Continuada de Professores, a partir das concepções e conceitos defendidos pelos teóricos das referidas temáticas tais como, Leite (2002); Heliodoro (2001); Shön (1992). Os dados de pesquisa foram coletados junto a quatro supervisores locais, duas supervisoras regionais e quatro professoras que fazem parte de duas realidades diferentes de escolas rurais nucleadas e independentes. Como instrumentos de coleta de dados, observaram-se as práticas de acompanhamento pedagógico, realizaram-se entrevistas com todos os envolvidos no estudo, e videografaram-se aulas de Matemática ministradas pelas professoras. Os dados foram analisados a partir de uma perspectiva qualitativa, na qual foram elaboradas categorias baseadas nos roteiros utilizados, bem como nas falas dos participantes. Os resultados indicaram que o momento de acompanhamento pedagógico se constitui como um importante instrumento para a formação continuada de professores, na medida em que pode oportunizar reflexões sobre as ações. Por meio de sugestões e de conversas pessoais os professores compartilham suas dúvidas e necessidades com os supervisores, esses profissionais, juntos, desenvolvem ações para superar os obstáculos encontrados. As análises das aulas indicam que algumas das sugestões são postas em prática, entretanto, as concepções das professoras sobre a Matemática ainda são permeadas por discursos que representam dificuldades com o ensino dessa disciplina. Assim, com a articulação dos dados, ficou claro que os limites apresentados pelo acompanhamento pedagógico, como é oferecido no município investigado, influencia a prática das professoras, pois elas ainda demonstram insegurança ao explicar conteúdos e tentar relacioná-los com o dia a dia vivido pelos alunos fora da escola. De maneira geral, o presente estudo é uma tentativa de contribuir com elementos que favoreçam as discussões sobre a qualidade da Educação Rural em nosso país. Destaca-se também a formação de professores para essas escolas e desse modo, compreende-se como a formação continuada é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino ministrado nos diversos ambientes, desde que sejam oferecidos momentos de estudos e debates sobre teorias que possam possibilitar um (re)pensar crítico sobre a prática e transformá-la. Compreendendo tais aspectos pode-se propor alternativas que superem os limites e valorizem as possibilidades apontadas pela análise dos dados aqui apresentadospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ruralpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAcompanhamento Pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleO acompanhamento pedagógico e o ensino de matemática em escolas rurais: analisando concepções e práticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo55_1.pdf1,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons