Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38949

Compartilhe esta página

Título: Ações políticas avaliativas desenvolvidas pela equipe gestora e por professores dos anos iniciais do ensino fundamental: atuação no contexto de uma escola pública municipal de Belo Jardim-PE
Autor(es): CORDEIRO, Glaucia Maria dos Santos
Palavras-chave: Aprendizagem; Avaliação – Belo Jardim (PE); Educação e Estado – Belo Jardim (PE); Ensino fundamental – Belo Jardim (PE); Prática de ensino – Belo Jardim (PE); . Escolas – Organização e administração – Belo Jardim (PE)
Data do documento: 4-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORDEIRO, Glaucia Maria dos Santos. Ações políticas avaliativas desenvolvidas pela equipe gestora e por professores dos anos iniciais do ensino fundamental: atuação no contexto de uma escola pública municipal de Belo Jardim-PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Em busca de evidenciarmos a avaliação da aprendizagem para além da sala de aula, situada em todo o contexto escolar, esta pesquisa aborda as práticas avaliativas desenvolvidas na escola, por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pela equipe gestora, através da compreensão e identificação de ações políticas avaliativas, como respostas construídas nos contextos de atuação às políticas de avaliação externas. Neste sentido, como objetivo geral, buscamos analisar as ações políticas avaliativas desenvolvidas na escola pela equipe gestora e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, tivemos como objetivos específicos: identificar como a equipe gestora e os professores traduzem os textos políticos avaliativos no interior da escola; compreender em quais aspectos as ações políticas da equipe gestora e dos professores se aproximam e se distanciam; e identificar como as ações políticas podem mobilizar mudanças no contexto escolar. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações sistemáticas das práticas avaliativas do professorado e da gestão escolar, entrevistas semiestruturadas, e questionário socioprofissional. Para sistematizar os dados oriundos das observações e entrevistas, utilizamos o diário de campo. Ao analisarmos as práticas avaliativas do professorado e da gestão escolar, sob a luz da Teoria de Atuação (BALL, MAGUIRE, BRAUN, 2016), foi possível compreender que os sujeitos escolares também influenciam os contextos, modificando-os e conferindo novos sentidos através de suas atuações. Desta maneira, ao desenvolver ações políticas, o professorado e a equipe gestora nos apresentam o contexto da prática como espaço de criação, além de nos possibilitar visualizar um cotidiano escolar instável e complexo, formado por diferentes sujeitos que, em suas atuações, ressignificam tanto a política como a prática avaliativa.
Descrição: GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patricia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38949
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Glaucia Maria dos Santos Cordeiro.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons