Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38887

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.authorSANTA CRUZ, Jevison Cesário-
dc.date.accessioned2020-12-09T20:28:35Z-
dc.date.available2020-12-09T20:28:35Z-
dc.date.issued2020-08-04-
dc.identifier.citationSANTA CRUZ, Jevison Cesário. A influência do reisado imperial na propagação da educação na Bomba de Seu Hemetério. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38887-
dc.descriptionSANTA CRUZ, Jevison Cesário, também é conhecido em citações bibliográficas por: CRUZ, Jevison Cesário Santapt_BR
dc.description.abstractA prática educacional não é exclusividade dos estabelecimentos tradicionais de ensino como as escolas. Desta feita, os processos educativos denominados de formais, não formais e informais podem acontecer em diferentes lugares. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e examinar a influência do Reisado Imperial na propagação da educação formal e não formal no bairro da Bomba do Hemetério. Neste aspecto, considerou-se a precariedade dos espaços formais de ensino, na localidade supracitada, em meados da década de 1980 e início da década de 1990, o que motivou a instituição Reisado Imperial a firmar uma parceria com a prefeitura da cidade do Recife no sentido de se fazer uso de suas dependências como anexo da Escola Municipal Antônio Tibúrcio, localizada no bairro do Alto Santa Terezinha, adjacente à Bomba do Hemetério. Assim, havia por sua intermediação o exercício de duas modalidades de ensino. A metodologia utilizada no trabalho foi a da Análise de Discurso de linha francesa associada à história oral; esta última usada apenas como uma técnica para realização das entrevistas. A perspectiva teórica foi apoiada na leitura de Culturas Híbridas de Canclini e seus desdobramentos em torno de conceitos como o de multiculturalismo. O estudo contou com a participação de 11 entrevistados. Sobre os resultados, identificamos discursos ideológicos variados, oriundos tanto do momento histórico e político estudado no recorte temporal (1986-1996), quanto da construção histórica hibridizada para a brincadeira do Reisado, o que sinalizou para o seu aspecto assistencialista, fator importante para o trato com jovens inseridos na criminalidade e para o exercício específico da educação não formal como uma possibilidade para a formação artística profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectManifestações Culturaispt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA influência do reisado imperial na propagação da educação na Bomba de Seu Hemetériopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0771459823347921pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxEducational practice is not exclusive to the traditional educational establishments such as schools.This time, educational processes called formal, non-formal and informal, can happen in different places. This research aimed to identify and examine the influence of Reisado Imperial in the spread of formal and non-formal education in the neighborhood of Bomba do Hemetério. In this aspect, the precariousness of formal teaching spaces in the aforementioned location was considered in the mid of 80s and in the beginning of 90s, motivating the Reisado Imperial institution to enter into a partnership with the city hall of Recife in regard to make use of its facilities as an annex to the Municipal School Antônio Tiburcio, located in Alto Santa Terezinha neighborhood, adjacent to Bomba do Hemetério. Thus, through his intermediation, there were the exercise of two teaching modalities. The methodology used in the work was the Discourse Analysis of a French line, associated with an oral history, this last one, is used only as a technique for conducting the interviews. The theoretical perspective was supported by the reading of Canclini's Hybrid Cultures and its developments around concepts such as multiculturalism. The study was attended by 11 interviewed. About the results, we identified varied ideological discourses, arising both from the historical political moment studied in the time frame (1986-1996), as well as from the hybridized historical construction for the Reisado game, which signaled to the assistance aspect of it, an important factor for both the dealing with young people involved in crime, as well as for the specific exercise of non-formal education as a possibility for a professional artistic training.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jevison Cesário Santa Cruz.pdf2,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons