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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38848

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Título: Self, autoconceito e eu estendido : um estudo acerca do consumo de cafés especiais pelos consumidores pernambucanos adeptos ao movimento slow food
Autor(es): FARIAS, Elisangela de
Palavras-chave: Self; Autoconceito; Cafés especiais
Data do documento: 26-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FARIAS, Elisangela de. Self, autoconceito e eu estendido: um estudo acerca do consumo de cafés especiais pelos consumidores pernambucanos adeptos ao movimento slow food. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O movimento slow food vem ganhando atenção, no meio acadêmico, sendo o consumo de cafés especiais um dos tipos relevantes de alimentos a ser investigado neste contexto. Dito isto, esta investigação tem por objetivo analisar como o autoconceito e o eu estendido podem impactar na relação de consumo de cafés especiais dos consumidores pernambucanos adeptos ao movimento slow food. O comportamento do consumidor vem se moldando aos hábitos alimentares dos indivíduos, com isso, nota-se uma transformação e preocupação com alimentos mais naturais. Diante disto, acentua-se o interesse por um sistema produtivo mais sustentável e a compreensão dos aspectos cognitivos do self neste cenário. Para atingir essa finalidade, utilizou-se da abordagem qualitativa, visando ao atendimento dos objetivos propostos. Outrossim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com consumidores de cafés especiais pernambucanos, analisadas a partir da análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram a identidade do indivíduo, voltada ao aspecto social e pertencimento de grupos, como sendo fator de impacto para formação da identidade dos consumidores de café especial. Isto enfatiza a importância deste alimento para essa transformação, de modo a incentivar os segmentos de mercado, que tenham como propósito criar experiências que vão além das expectativas dos indivíduos, a conseguirem adentrar no mais íntimo do seu eu para trazer à tona a forma como o mesmo se vê, de como ele é percebido ou de como ele quer ser percebido. Para o turismo abre, dentre várias opções, trabalhar a experiência voltada à vivência do café, a exemplo do que é feito com o vinho no sul no Brasil. Compreende-se que a principal contribuição desta pesquisa foi fornecer respaldo teórico-empírico acerca do self e suas extensões, autoconceito e o eu estendido, no consumo de cafés especiais, de modo que pesquisadores, organizações e profissionais possam conhecer o aspecto identitário do consumidor, bem como fazer uso destes aspectos cognitivos estrategicamente em suas ações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38848
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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