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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38759

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Antônio Carlos Motta de-
dc.contributor.authorCOSTA, Nicole do Nascimento Medeiros-
dc.date.accessioned2020-11-24T20:21:08Z-
dc.date.available2020-11-24T20:21:08Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Nicole do Nascimento Medeiros. A rua respira arte!: uma antropologia do graffiti. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38759-
dc.descriptionCOSTA, Nicole do Nascimento Medeiros, também é conhecida em citações bibliográficas por: COSH, Nicole. LIMA, Antônio Carlos Mota de, também é conhecido em citações bibliográficas por: MOTTA, Antônio,pt_BR
dc.description.abstractAtravés da conjugação de diferentes metodologias de pesquisa, marcadamente com viés etnográfico, esta tese apresenta os percursos entre a criação de linguagens artísticas no ambiente das cidades e sua respectiva relação com diferentes instâncias legitimadoras do campo da arte. Por meio do olhar dos artistas, a ênfase das análises se situa no contexto da cidade do Recife (Pernambuco), especialmente em duas atividades fomentadas com recursos públicos, a “Caravana Graffiti” e o “Colorindo o Recife”. Através das percepções, atividades e imagens criadas pelos artistas, chego à ideia de zona intersticial artística, refletindo como a arte tem sido utilizada como parte dos discursos sobre mudança social, onde o graffiti tem sido estratégia de aproximação com comunidades de periferia. As análises empreendidas destacam como artistas utilizam a linguagem do “graffiti” para realizar incursões no âmbito da “arte urbana” e, ao mesmo tempo, subvertem os mecanismos que envolvem essas nomenclaturas e conceitos, realizando “pixações”, sendo tais termos discutidos e problematizados aqui, por meio dos dados obtidos na pesquisa. Os resultados, após discussão teórica e com uso das práticas analisadas, indicam que há negociações de significados das práticas que envolvem o graffiti e a arte urbana, que apontam caminhos para a construção do conceito de “zona intersticial artística”, na qual operam os artistas do graffiti para realização de suas produções.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectArte e Antropologiapt_BR
dc.subjectArte de rua – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectPixaçãopt_BR
dc.titleA rua respira arte! : uma antropologia do graffitipt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9601174374583233pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000915103413742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThrough the combination of different research methodologies, with an ethnographic bias, this thesis presents the paths between the creation of artistic languages in the city environment and their respective relation with different legitimating instances of the field of art. Through the artists' eyes, the emphasis of the analysis is in the context of the city of Recife (Pernambuco), especially in two activities fostered with public resources, the "Caravana Graffiti " and "Colorindo o Recife". Through the perceptions, activities and images created by artists, I come to the idea of an artistic interstitial zone, reflecting how art has been used as part of the discourses on social change, where graffiti has been a strategy for approaching communities in the periphery. The analyzes carried out emphasize how artists use the language of "graffiti" to make incursions in the ambit of "urban art" and, at the same time, subvert the mechanisms that involve these nomenclatures and concepts, performing "pixações", being such terms discussed and problematized here, through the data obtained in the research. The results, after a theoretical discussion and using the analyzed practices, indicate that there are negotiations of meanings of the practices that involve graffiti and urban art, which point out ways for the construction of the concept of "artistic interstitial zone", in which artists operate of graffiti to carry out their productions.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

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