Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA FERNANDEZ, Elaine Magalhães | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Phagner Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T20:38:10Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T20:38:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Phagner Ramos. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706 | - |
dc.description | TAVARES, Phagner Ramos, também é conhecido em citações bibliográficas por: RAMOS, Phagner | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado parte do postulado de uma oposição entre a perspectiva sócio-antropológica, que reconhece os surdos como pertencentes a uma minoria sócio-linguística, e a perspectiva clínico-terapêutica, que opõe a audição, natural e obrigatória, à surdez, considerada uma doença/deficiência. Neste contexto, os professores seriam atores ativos que viriam concretizar esta disputa no processo da educação inclusiva. Tendo como referência os Estudos Surdos e a perspectiva socio-antropológica, o autor busca analisar os significados da Surdez elaboradas por professoras da educação infantil e especial do município de Venturosa, situado no Agreste pernambucano. O desenho da pesquisa é misto, constituído de um questionário de perguntas abertas e fechadas, respondido por 49 professoras e de entrevistas semi-estruturadas com cinco professoras sobre as teias de significação que justificam a tendência dos discursos e aproximam-se dos conceitos e de suas formas de compreender a surdez. O questionário foi analisado a partir de sua frequência complementado com as análises dialógicas do discurso dos itens abertos e das entrevistas. Os resultados obtidos sinalizam para uma realidade profissional efêmera, provisória, de maioria feminina e de cor parda, com curso superior concluído ou em andamento. As análises e discussões apontam para uma distância entre as professoras e o conceito sócio-antropológico da surdez, com uma dificuldade de nominação e uma oscilação conceitual: a surdo-mudez, a deficiência auditiva e a surdez, convivem e desencontram-se em Venturosa. Nota-se também que, apesar da sensibilidade para a inclusão, configura-se uma educação voltada para a normalização e para o cuidado em referência à perspectiva clínico-terapêutica. Venturosa tem construído uma educação inclusiva a partir do cuidado e da socialização, demarcando uma distância da discussão desenvolvimental e pedagógica, o que terá repercussões não apenas sobre a surdez, mas para todos os estudantes. Conclui-se, portanto, a necessidade de expandir os ecos dos discursos contra-hegemônicos da perspectiva sócio-antropológica, para que ao questionar a realidade, consigamos trazer novas práticas inclusivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0738967241235232 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8911436831831545 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This master's thesis starts from the postulate of an opposition between the socio-anthropological perspective, which recognizes the deaf as belonging to a socio-linguistic minority, and the clinical-therapeutic perspective, which opposes hearing, natural and obligatory, to deafness, considered a disease / disability. In this context, teachers would be active actors that would make this dispute a reality in the inclusive education process. Taking Deaf Studies as a reference and the socio-anthropological perspective, the author seeks to analyze the meanings of deafness elaborated by teachers of early childhood and special education in the municipality of Venturosa, located in Pernambuco’s Agreste. The research design is quali-quantitative, consisting of a questionnaire of open and close questions, answered by 49 teachers and semi-structured interviews with five teachers on the webs of meaning that justify the tendency of the discourses and get closer to the concepts and their forms of understand deafness. The questionnaire was analyzed based on its frequency, complemented with dialogical analyzes of the discourse of open items and interviews. The results obtained indicate an ephemeral, provisional professional reality, mostly female and brown in color, with a college degree completed or in progress. The analyzes and discussions point to a distance between the teachers and the socio-anthropological concept of deafness, with a naming difficulty and a conceptual fluctuation: the deaf-mute, the hearing deficiency and the deaf, coexists and diverges in Venturosa. It is also noted that, despite the sensitivity for inclusion, there is an education focused on normalization and care in reference to the clinical-therapeutic perspective. Venturosa has built an inclusive education based on care and socialization, demarcating a distance from developmental and pedagogical discussion, which will have repercussions not only on deafness, but for all students. It is concluded, therefore, the need to expand the echoes of counter-hegemonic discourses from the socio-anthropological perspective, so that when questioning reality, we are able to bring new inclusive practices. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Phagner Ramos Tavares.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons