Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38624

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Harrison Vinícius Amaral da-
dc.date.accessioned2020-11-12T19:32:49Z-
dc.date.available2020-11-12T19:32:49Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Harrison Vinícius Amaral da. Efeito de um programa de intervenção estruturado com técnicas do jiu-jitsu brasileiro na atenção visual e no desempenho escolar em adolescentes: ensaio clínico randomizado. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38624-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de um programa de intervenção baseado no JIU-JITSU Brasileiro na atenção visual e no desempenho escolar em adolescentes do ensino fundamental. Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado com adolescentes de idade entre 10 e 12 anos, ambos os sexos, sorteados em dois grupos: Programa JIU-JITSU Brasileiro (GJJB, n = 17) e Grupo Controle (GC n = 18). O GJJB participou de um programa de aulas de JIU-JITSU brasileiro divididas em aquecimento, técnicas, combate e/ou simulação de luta. A intensidade média das intervenções foi moderada a vigorosa. O programa aconteceu por 6 semanas, 3 vezes na semana com 60 minutos de duração por sessão, enquanto o GC aguardava na lista de espera. Os testes de desempenho escolar (TDE), de atenção visual (Tavis-4) foram aplicados pré e após as 6 semanas. As equações de estimativas generalizadas (Generalized Estimating Equations - GEE) foram utilizadas para verificar a interação entre tempo (pré vs. pós) e intervenções (GJJB vs. GC). Os participantes assiduamente engajados por 6 semanas no GJJB tiveram diferença estatística significante com diminuição dos Erros por Omissão (EPO) no teste da atenção seletiva [pré=7,76(5,26) vs pós=5,53(4,27)] e aumento do escore do teste de leitura referente ao desempenho escolar [pré=59,70(5,14) vs pós=63,17(4,95)]. O GC apresentou diferença estatística significante com diminuição no escore de teste de aritmética [pré= 16,38(4,57) vs pós=14,00(4,95)] e escore geral [pré= 99,72(20,36) vs pós=95,83(23,12)]. Em conclusão, o programa de intervenção estruturado com técnicas do JIU-JITSU brasileiro influencia de maneira positiva a atenção visual e o desempenho escolar de adolescentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.titleEfeito de um programa de intervenção estruturado com técnicas do jiu-jitsu brasileiro na atenção visual e no desempenho escolar em adolescentes : ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0273191063626079pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the present study was to investigate the effect of an intervention program based on the Brazilian JIU-JITSU on visual attention and school performance in elementary school adolescents This is a randomized controlled clinical trial with adolescents between 10 and 12 years old, both genders, drawn in two groups: Brazilian Jiu-Jitsu Program (BJJG, n = 17) and Control Group (CG n = 18). The BJJG participated in a program of Brazilian Jiu-Jitsu classes divided into warm-up, techniques and combat and / or fight simulation. The average intensity of the interventions was moderate to vigorous. The program took place for 6 weeks, 3 times a week with 60 minutes session duration, while the GC stayed on the waiting list. School performance tests (SPT), visual attention tests (Tavis-4) were applied before and after 6 weeks. Generalized Estimating Equations (GEE) were used to verify the interaction between time (pre vs. post) and interventions (BJJC vs. CG). Participants who assiduously engaged for 6 weeks in the GJJB had a statistically significant difference with a decrease in errors by omission (EO) in the selective attention test [pre = 7.76 (5.26) vs post = 5.53 (4.27)] and increased reading test score for school performance [pre = 59.70 (5.14) vs post = 63.17 (4.95)]. The CG showed a statistically significant difference with a decrease in the arithmetic test score [pre = 16.38 (4.57) vs post = 14.00 (4.95)] and general score [pre = 99.72 (20.36) vs post = 95.83 (23.12)]. In conclusion, the intervention program structured with techniques from the Brazilian JIU-JITSU positively influences the visual attention and school performance of adolescents.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Harrison Vinícius Amaral da Silva.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons