Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38508

Compartilhe esta página

Título: Teoria do comportamento planejado, ética e intenção de consumo consciente no consumo slow fashion : um estudo no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco
Autor(es): LIRA, Jordana Soares de
Palavras-chave: Moda; Roupas – Confecção – Caruaru (PE); Consumo (Economia); Comportamento do consumidor; Ética
Data do documento: 28-Jul-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIRA, Jordana Soares de. Teoria do comportamento planejado, ética e intenção de consumo consciente no consumo slow fashion: um estudo no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esse estudo buscou investigar a influência da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), da Intenção de Consumo Consciente e das Considerações Éticas do Consumidor sobre o consumo Slow Fashion, no polo de confecções do Agreste Pernambucano. Para que essa diretriz fosse alcançada, uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística, foi realizada. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 486 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo Slow Fashion, no APL de confecções do Agreste, é influenciado pela intenção de consumo consciente, pelas considerações éticas do consumidor e pelo controle comportamental percebido. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência das normas subjetivas tanto nas atitudes dos consumidores como na intenção de consumo consciente. Dentre os resultados alcançados, considera-se que a principal contribuição desta pesquisa foi demonstrar que o Controle Comportamental Percebido teve uma associação positiva com o consumo Slow Fashion, evidenciando que os respondentes acreditam possuir o domínio pelas suas ações sustentáveis. Ademais, esse estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito aprimorando ainda mais o papel do conhecimento no contexto da compra de produtos ambientalmente sustentáveis de moda, contribuindo, destarte, para o aumento da literatura e o avanço das pesquisas relacionadas ao consumo Slow Fashion. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação dos seus programas de marketing perante o mesmo, com a oportunidade de melhorarem o seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38508
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jordana Soares de Lira.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons