Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38448

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHOLANDA, Luciana Araújo de-
dc.contributor.authorTAVARES, Edayane Evelyn Alves Silva-
dc.date.accessioned2020-10-27T15:07:35Z-
dc.date.available2020-10-27T15:07:35Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.citationTAVARES, Edayane Evelyn Alves da Silva. Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Campus Recife). 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38448-
dc.descriptionTAVARES, Edayane Evelyn Alves da Silva​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​SILVA, Edayane Evelyn Alves dapt_BR
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior (IES) geram considerável volume de resíduos em suas operações e são responsáveis por aplicar medidas para o correto manuseio dos resíduos produzidos, conforme preceitua a legislação. Diante disso, a pesquisa em tela tem como objetivo analisar os fatores que dificultam a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para alcançá-lo, optou-se pelo estudo de caso qualitativo, por meio de entrevistas com membros da comissão de elaboração do PGRS, pesquisa documental e observação não participante, mediante análise de conteúdo categorial. Como resultados, identificou-se que a UFPE desenvolvia projetos de gestão de resíduos exitosos de forma isolada que foram integrados com novas iniciativas em um PGRS. Foi possível elencar os atores envolvidos e suas atribuições no processo de elaboração do PGRS, no qual foram adotadas estratégias, como levantamento de legislações, benchmarking em outras IES, reuniões frequentes em grupos temáticos e busca por parcerias com pesquisadores da instituição. As principais dificuldades identificadas foram falta de pessoal especializado em gestão de determinados resíduos, baixa adesão da alta gestão, comunicação oficial deficitária, falta de estrutura física e de uma política institucional para manejo dos materiais, além da escassez de recursos financeiros. Acredita-se que o trabalho contribuirá para aperfeiçoamento e implementação do PGRS na instituição, além de auxiliar outras IES na elaboração de seus respectivos planos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEntraves de elaboraçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de elaboraçãopt_BR
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.titleGestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Campus Recife)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5841805696285601pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3849123632217263pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracao - Profissionalpt_BR
dc.description.abstractxHigher Education Institutions (HEIs) generate a considerable volume of waste in their operations and are responsible for applying measures for the correct handling of the waste produced, in accordance with the legislation. Therefore, the research on screen aims to analyze the factors that hinder the preparation of the Solid Waste Management Plan (PGRS) on the Recife campus of the Federal University of Pernambuco (UFPE). To achieve this, we opted for a qualitative case study, through interviews with members of the PGRS drafting committee and non-participant observation, through analysis of categorical content. As a result, it was identified that UFPE developed successful waste management projects in isolation, which were integrated with new initiatives in a PGRS. It was possible to list the actors involved and their attributions in the process of preparing the PGRS, in which strategies were adopted, such as lifting legislation, benchmarking in other HEIs, frequent meetings in thematic groups and seeking partnerships with researchers from the institution. The main identified difficulties were lack of specialized personnel in the management of certain residues, low adherence by senior management, deficient official communication, lack of physical structure and an institutional policy for handling materials, in addition to scarcity of financial resources. It is believed that the work will contribute to the improvement and implementation of PGRS in the institution, in addition to assisting other HEIs in the elaboration of their respective plans.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edayane Evelyn Alves Silva Tavares.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons