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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38426

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONTIJO, Daniela Tavares-
dc.contributor.authorCABRAL, Maria de Fátima Cordeiro Trajano-
dc.date.accessioned2020-10-23T17:21:46Z-
dc.date.available2020-10-23T17:21:46Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.citationCABRAL, Maria de Fátima Cordeiro Trajano. A complexidade da violência na primeira infância: um estudo de caso. 2020. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38426-
dc.descriptionCABRAL, Maria de Fátima Cordeiro Trajano​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​TRAJANO, Maria de Fátima Cordeiropt_BR
dc.description.abstractA primeira infância compreende o período dos primeiros seis anos de vida. Essa fase caracteriza-se pela sua relevância para os sujeitos, pois os acontecimentos que nela incidem repercutirão ao longo da vida. Entre as problemáticas que podem afetar essa etapa, citam-se as violências. Considera-se a violência na primeira infância como um fenômeno complexo, o que implica na necessidade de múltiplos olhares para sua compreensão e a adoção de novas formas de abordagem. Nesta direção, o paradigma da complexidade, segundo Edgar Morin, possibilita a mudança de uma perspectiva hegemônica para um olhar pautado pelo diálogo entre as inúmeras conexões que envolvem a problemática e todos os atores sociais. O objetivo do estudo foi compreender a complexidade da violência na primeira infância numa perspectiva intersetorial à luz do paradigma da complexidade. Estudo de caso único, holístico e descritivo, com uma abordagem qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em um município localizado na Região Metropolitana de Recife (RMR) no estado de Pernambuco, com a participação de 33 profissionais de nível médio e superior. Esses profissionais atuavam nos serviços de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), serviços de educação voltados para Educação Infantil (creches), serviços de assistência social (Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Coordenação da Mulher, Gerência de Proteção Social Básica e Especial e instituição acolhedora) e o Conselho Tutelar do município. Foram utilizadas quatro fontes de coleta de evidências, sendo a documentação por meio do recorte de notícias da mídia local e legislações nacionais e estaduais da primeira infância; registro de arquivos com base em censo populacional, dados estatísticos dos sistemas de informação; entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais voltados ao atendimento da faixa etária de primeira infância; e o registro das observações diretas das visitas realizadas ao município em diário de campo. A análise dos dados foi realizada através da técnica de Interpretação dos Sentidos, com utilização do software Atlas.ti 7.0. Evidenciou-se duas categorias temáticas: “Concepções acerca da violência na primeira infância”; e “Manejo da violência na primeira infância”. Na primeira categoria, muitos participantes apresentaram concepções acerca da violência na primeira infância guiadas pelo paradigma simplificador, compartilhando de uma cegueira para o fenômeno da violência na primeira infância. Na segunda categoria percebeu-se uma articulação mais ativa de alguns setores como a assistência social e o Conselho Tutelar, no entanto, foi revelada a falta de estruturação e a condução fragmentada dos casos pela rede de proteção às crianças vítimas de violência e suas famílias. Além disso, questões de ordem estrutural acabaram por interferir na autonomia dos profissionais, ao tempo que a maioria dos participantes expressou dificuldades para refletir sobre seu processo de formação. Nesta pesquisa, o paradigma da complexidade possibilitou discutir o fenômeno da violência na primeira infância numa perspectiva multidimensional e poliocular. Os achados desta pesquisa podem fornecer subsídios para a reestruturação de estratégias de enfrentamento da violência na primeira infância e para a elaboração de processos formativos com base em referenciais críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectParadigma da complexidadept_BR
dc.titleA complexidade da violência na primeira infância : um estudo de casopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5799732651153645pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664459834123929pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxEarly childhood comprises the period of the first six years of life. This phase is characterized by its relevance for the subjects, since the events that affect it will reverberate throughout life. Among the problems that can affect this stage, violence is mentioned. Violence in early childhood is considered a complex phenomenon, which implies the need for multiple perspectives for its understanding and the adoption of new forms of approach. In this sense, the complexity paradigm, according to Edgar Morin, makes it possible to change from a hegemonic perspective to a look guided by the dialogue between the countless connections that involve the problem and all social actors. The aim of the study was to understand the complexity of violence in early childhood in an intersectoral perspective in the light of the complexity paradigm. Unique, holistic and descriptive case study, with a qualitative approach. The work was carried out in a municipality located in the Metropolitan Region of Recife (RMR) in the state of Pernambuco, with the participation of 33 professionals of medium and higher level. These professionals worked in the health services of the Family Health Strategy (ESF), education services focused on Early Childhood Education (day care centers), social assistance services (Social Assistance Secretariat, Specialized Social Assistance Reference Center - CREAS, Social Assistance Reference Center - CRAS, Women Coordination, Social Protection Management Basic and Special and welcoming institution) and the Municipal Guardianship Council. Four sources of evidence collection were used, being the documentation through the clipping of news from the local media and national and state laws of early childhood; registration of files based on population census, statistical data from information systems; semi-structured interviews conducted with professionals focused on assisting the early childhood age group; and the recording of direct observations of visits to the municipality in a field diary. Data analysis was performed using the Senses Interpretation technique, using the Atlas.ti 7.0 software. Two thematic categories were highlighted: “Conceptions about violence in early childhood”; and “Management of violence in early childhood”. In the first category, many participants presented conceptions about violence in early childhood guided by the simplifying paradigm, sharing a blindness to the phenomenon of violence in early childhood. In the second category, there was a more active articulation of some sectors, such as social assistance and the Guardian Council, however, it was revealed the lack of structure and the fragmented handling of cases by the protection network for child victims of violence and their families. In addition, structural issues ended up interfering with the professionals' autonomy, while most participants expressed difficulties to reflect on their training process. In this research, the complexity paradigm made it possible to discuss the phenomenon of violence in early childhood in a multidimensional and polyocular perspective. The findings of this research can provide subsidies for the restructuring of strategies to face violence in early childhood and for the development of training processes based on critical references.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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