Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38418

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Filipe Augusto Barreto Campello de-
dc.contributor.authorSALES, Maxmillan de souza-
dc.date.accessioned2020-10-22T18:57:13Z-
dc.date.available2020-10-22T18:57:13Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationSALES, Maxmillan de Souza. A dialética da arte através da forma estética no pensamento marcuseano. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38418-
dc.descriptionMELO, Filipe Augusto Barreto Campello de, também é conhecido em citações bibliográficas por: CAMPELLO, Filipept_BR
dc.description.abstractAo tratar sobre a questão da arte na teoria crítica de Herbert Marcuse, é preciso levar em conta a necessidade de esclarecimento sobre o conceito de forma estética que perpassa várias décadas de seu trabalho. Portanto, tanto a relação entre a arte e a política quanto o movimento dialético da arte em relação à realidade repressiva do princípio de desempenho estão fundamentadas sobre a forma estética que, além disso, oferece à arte a capacidade de alteridade, de estranhamento necessário para iniciar o processo de recusa ao status quo. Por conseguinte, essa dissertação tem como objetivo geral a caracterização da forma estética na teoria crítica marcuseana e, além disso, o esclarecimento da sua importância para a sustentação da dimensão estética do Filósofo. Para realizar essa tarefa optou-se por esclarecer a localização e inserção da arte na teoria crítica de Marcuse. Após essa localização adentrou-se na questão da formação do conceito e sua íntima relação com a política que possui como sustentação do universo da obra um a priori que modifica o conteúdo da realidade reificada. No último capítulo tentou-se pensar quais seriam os limites da forma estética de Marcuse, após a sugestão de uma taxonomia semântica do seu conceito de arte, quando posto em frente à vanguarda artística, aos Readymades de Duchamp e a posterior compreensão de Arthur Danto em relação ao desenvolvimento da arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectForma (Estética)pt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectMarcuse, Herbert, 1898-1979pt_BR
dc.titleA dialética da arte através da forma estética no pensamento marcuseanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531705784830861pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4024282340956331pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxWhen dealing with the question of art in the critical theory of Herbert Marcuse, it is necessary to take into account the need for clarification about the concept of aesthetic form that runs through several decades of his work. Therefore, both the relationship between art and politics and the dialectical movement of art in relation to the repressive reality of the performance principle are based on the aesthetic form that, in addition, offers art the capacity for otherness, for the strangeness necessary to start the process of refusing the status quo. Therefore, this dissertation has as its general objective the characterization of the aesthetic form in the Marcusian critical theory and, moreover, the clarification of its importance for the support of the Philosopher's aesthetic dimension. To accomplish this task, it was decided to clarify the location, insertion, of art in Marcuse's critical theory. After this location, the issue of concept formation and its intimate relationship with the policy that supports the universe of the work is an a priori that modifies the content of the reified reality. In the last chapter, I tried to think about the limits of Marcuse's aesthetic form , after the suggestion of a semantic taxonomy of his concept of art, when placed in front of the artistic avant-garde, to Duchamp's readymades and the later understanding of Arthur Danto in regarding the development of art.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maximillan de Souza Sales.pdf816,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons