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Título : Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
Autor : PEREIRA, Maria Dayane
Palabras clave : Capoeira; Mulheres; Linguagem corporal
Fecha de publicación : 25-may-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : No processo educativo escolar, em predominância, o corpo é tomado em uma pegagogia do não movimento, regido pela economia dos gestos que mantém a divisão social dos papéis do corpo entre homens e mulheres. É primeiramente na corporeidade que se atinge a mulher. Assim, é possível afirmar da existência do epistemicídio do corpo da mulher pela negação desses como produtores de saberes e sentidos. Este estudo propôs considerar as experiências das mulheres enquanto corpo expressivo em aprendizagem dos saberes ancestrais da capoeira, sinalizando para as linhas de enfrentamento ao moderno sistema colonial de corpo ao considerar o corpo na encruzilhada da ancestralidade da roda de capoeira e sua relação com a possibilidade de construí maneiras outras de conhecer, uma educação desde corpo. O problema desta pesquisa consistiu: como os saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira contribuem para o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher? O objetivo geral foi compreender como os saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira contribuem para o enfrentamento da colonialidade do corpo. Os objetivos específicos: a) identificar os principais saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira; b) caracterizar a roda de capoeira enquanto possibilidade de emancipação da mulher; c) analisar se os movimentos da mulher na capoeira traduzem alguma ideia de colonialidade do corpo. Para tanto, o percurso metodológico tem uma base exploratória, descritiva e qualitativa, sustentada pelos suportes técnicos e procedimentos dos métodos feministas. Para a produção de dados foi adotada a técnica de observação do corpo expressivo, as perguntas de investigação situadas, o uso do diário de campo e as fotografias. A sistematização e análise dos dados envolveu procedimentos compreensivos e interpretativos para visibilização, desnaturalização e historicização. O aporte teórico incluiu as epistemologias feministas Martha Castañeda (2008), Sandra Harding (1999), bell hooks (2013; 2018), Maria Lugones (2007; 2018) e os estudo pós-coloniais, com Sousa Santos (2008; 2010), Walter Mignolo (2003; 2005), Aníbal Quijano (2002; 2005), Paula Meneses (2014;2016). O contexto social da pesquisa foi o grupo de capoeira Raça Nobre de Caruaru/PE, nesse foram consideradas as mulheres praticantes que passaram pela cerimônia de batismo. Participaram 11 mulheres. Como resultado o estudo aponta: os principais saberes ancestrais ensinados envolve a oralidade, circularidade, musicalidade, corporeidade e ritualidade; o chão da capoeira revelam linhas de enfrentamentos ao moderno sistema colonial de corpo, a partir da constituição de um chão movente que recria e renegocia sentidos na memória social, no território e nos pressupostos de gênero que delimitam um lugar como sendo para mulher e um lugar para homem; as manifestações culturais afrobrasileira, samba de roda, maculelê e coco de roda presente na capoeira são expressões que promovem o enfrentamento da colonialidade do corpo; a aprendizagem dos instrumentos musicais possibilita enfrentar a interligação entre matéria, gênero e sexo; conhecer o mundo através dos pés nus é um viver das mulheres capoeiristas; a roda de capoeira como um lugar de resistência dentro de um lugar de resistência; corpubuntu dos afetos enquanto possibilidades das mulheres tornarem seus gestos empoderados na celebração da partilha.
Descripción : PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane Pereira
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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