Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38284

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro-
dc.contributor.authorSILVA, Wilma Lucineide da-
dc.date.accessioned2020-10-07T20:27:12Z-
dc.date.available2020-10-07T20:27:12Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2020-10-07-
dc.identifier.citationSILVA, Wilma Lucineide da. A inovação sustentável com o suporte do SEBRAETEC: uma análise da compreensão dos gestores sobre o papel do programa para o desenvolvimento de inovações sustentáveis nas micro e pequenas empresas. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38284-
dc.description.abstractAs inovações sustentáveis são uma tendência que pode ser adotada nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), contudo para sua implementação e desenvolvimento de negócios é importante ser compreendido sob a perspectiva de dirigentes de empresas. Portanto, a pesquisa tem o objetivo de avaliar a compreensão dos gestores sobre o direcionamento do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (SEBRAETEC) para desenvolvimento da inovação sustentável nas micro e pequenas empresas. Para isso serão tratados três aspectos principais: as características pessoais dos gestores, os seus conhecimentos sobre o SEBRAETEC e o seu empenho com as práticas do SEBRAETEC para realização da inovação sustentável baseados na teoria sociocognitiva. A pesquisa será qualitativa com a utilização de estudo de caso único incorporado realizado em cinco lavanderias localizadas em Caruaru-PE, que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções de Pernambuco, e que receberam o subsídio da consultoria do SEBRAETEC. Os resultados demonstraram o programa como um apoio importante para mudança da realidade local na realização de inovações sustentáveis. Contudo, para uma maior efetividade do programa faz-se necessário uma melhor divulgação dos seus serviços para que gestores conheçam os serviços adequados que podem ser prestados em suas empresas.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectCriatividade nos negóciospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSEBRAEpt_BR
dc.titleA inovação sustentável com o suporte do SEBRAETEC: uma análise da compreensão dos gestores sobre o papel do programa para o desenvolvimento de inovações sustentáveis nas micro e pequenas empresas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8878458D8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139419Y8pt_BR
dc.description.abstractxSustainable innovations are a trend that can be adopted in Micro and Small Enterprises (SMEs), however for its implementation and business development it is important to be understood from the perspective of business leaders. Therefore, the research has the objective of evaluating managers' understanding of the direction of the Sebrae Technology Consulting Program (SEBRAETEC) for the development of sustainable innovation in micro and small companies. For this, three main aspects will be dealt with: the personal characteristics of managers, their knowledge about SEBRAETEC and their commitment to the SEBRAETEC practices for the achievement of sustainable innovation based on sociocognitive theory. The research will be qualitative with the use of a incorporated case study carried out in five laundries located in Caruaru-PE, which are part of the Local Productive Arrangement (APL) of confections in Pernambuco, and which received the advice of SEBRAETEC. The results demonstrated the program as an important support to change the local reality in the realization of sustainable innovations. However, to make the program more effective, it is necessary to better publicize its services so that managers are aware of the appropriate services that can be provided in their companies.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Wilma Lucineide da.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons