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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38242

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Título: Ser professor de geografia nas representações sociais dos licenciandos de geografia
Autor(es): SILVA, Cláudia Valéria Rosa da
Palavras-chave: Formação de Professores - Geografia; Geografia - Estudo e Ensino; Representações Sociais
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Cláudia Valéria Rosa da. Ser professor de geografia nas representações sociais dos licenciandos de geografia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente dissertação objetiva compreender as representações sociais dos licenciandos(as) em geografia sobre o que é ser professor(a). Buscamos especificamente: identificar o campo semântico das representações sociais dos licenciandos(as) em geografia e analisar as estruturas internas das representações sociais do Ser professor(a) dos(as) estudantes de geografia. De forma a alcançarmos os referidos objetivos, tomamos como base referencial a formação inicial de professores, profissionalidade e saberes docentes, e a Teoria das Representações Sociais (TRS). Graças ao aporte teórico-metodológico da TRS, utilizamos diferentes instrumentos de coleta de dados. No primeiro momento, efetuamos o levantamento bibliográfico, de modo a entrarmos em contato com a produção acadêmica já desenvolvida com nossa temática; no segundo momento, debruçamo-nos no campo de pesquisa em que aplicamos a técnica de associação livre de palavras com nossos sujeitos de pesquisa, que foram 149 licenciandos em geografia de duas instituições federais de ensino superior da Região Metropolitana do Recife (RMR); em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada com os licenciandos em geografia; posteriormente efetuamos a análise dos dados alcançados com os instrumentos de pesquisa mencionados, mediante o uso do software Iramuteq, assim como mediante a análise do conteúdo segundo Bardin (1977). Os resultados do estudo permitiramnos identificar que o campo semântico circula em torno das categorias disciplinares, pedagógicas, afetivas e profissionais. Sendo a categoria disciplinar a mais emergida do campo semântico das representações sociais dos licenciandos(as) em geografia, isso nos levou a inferir que a representação social do ser professor de geografia se encontra alicerçada na dimensão disciplinar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38242
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