Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38138

Compartilhe esta página

Título: Análise da concentração de gases poluentes por veículos automotivos em Recife – PE
Autor(es): SILVA, Alexandre Valença do Nascimento
Palavras-chave: Meio ambiente; Ar – Poluição; Automóveis – Motores – Gás de exaustão; Clima
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Alexandre Valença do Nascimento. Análise da concentração de gases poluentes por veículos automotivos em Recife – PE. 2020. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As fontes veiculares têm uma participação acentuada na degradação da qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos onde houve um crescimento da frota veicular e redução de áreas verdes, que foram substituídas por prédios, indústrias, vias, entre outros. A presença de vegetação nas cidadescontribui com a absorção de poluentes atmosféricos e diminuição das ilhas de calor. Este trabalho teve como objetivo analisar a concentração dos gases poluentes na baixa atmosfera emitidos por veículos automotivos na cidade do Recife-PE. Foram utilizados dados anuais de 1990 a 2018 da frota veicular de Recife disponibilizados pelo DETRAN, taxas de emissão de CO e CO2 por ano de fabricação veicular pelo PROCONVE, valores médios da distância percorrida por veículo em Km peloInventário Rodoviário do MMA, e fatores de deteriorização dos veículos pela CETESB. Estimou-sea massa total de CO e CO2 emitida pela frota da cidade. Um dispositivo utilizando a plataforma Arduíno foi construído e calibrado para as medições de CO e CO2 atmosférico. Tambémse realizou medições de CO e CO2 em três pontos da cidade: 1- com fluxo veicular e sem arborização (Av. Agamenon Magalhães); 2- com fluxo veicular e com arborização (BR 232); e 3-sem presença veicular e com arborização (Parque da Jaqueira), durante o verão e inverno. Os resultados mostraram que apesar dos avanços tecnológicos para redução de emissão de poluentes, houve um crescimento das concentrações anuais de CO e CO2 ocasionados pelo aumento (334%) da frota veicular em Recife. O aparelho construído para as medições atmosféricas apresentou-se eficiente. Constatou-se que nos dois pontos (1 e 2) com fluxo veicular apresentaram valores de CO e CO2 elevados durante a semana e valores baixosno final de semana, enquanto no ponto 3 o CO2 foi inferior em relação aos pontos 1 e 2, evidenciando a importância da presença de vegetação na absorção de CO2, e consequentemente para minimizar os impactos dos gases do efeito estufa sobre o meio.
Descrição: SILVA, Alexandre Valença do Nascimento, também é conhecido em citações bibliográficas por: ​VALENÇA, Alexandre do Nascimento Silva
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38138
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alexandre Valença do Nascimento Silva.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons