Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38054

Compartilhe esta página

Título: Efeitos ecotoxicológicos do tributilestanho, clorotalonil e diclofluanida em estágios iniciais de vida em peixes
Autor(es): PAULO, Driele Ventura de
Palavras-chave: Poecilia vivipara; Danio rerio; Biocidas antiincrustantes
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAULO, Driele Ventura de. Efeitos ecotoxicológicos do tributilestanho, clorotalonil e diclofluanida em estágios iniciais de vida em peixes. 2018. Tese (Doutorado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Os estágios iniciais do desenvolvimento de peixes correspondem a fases importantes para avaliar a toxicidade de produtos químicos devido à sua sensibilidade aos contaminantes. O desenvolvimento de alterações teciduais e anormalidades morfológicas e comportamentais nessas fases podem estar diretamente relacionados à presença de poluentes no ambiente. Biomarcadores histopatológicos, morfológicos e comportamentais foram quantificados para avaliar o risco ecológico da exposição de estágios iniciais de desenvolvimento de Poecilia vivipara e Danio rerio aos biocidas de tintas antiicrustantes tributilestanho – TBT, clorotalonil e diclofluanida. A análise histopatológica de P. vivipara exposta ao TBT indicou alterações na córnea, epitélio pigmentar da retina e no pigmento que participa dos movimentos retinomotores em peixes expostos ao TBT, além de um aumento dose dependente na hiperpigmentação de melanina da íris como provável indicativo do escurecimento externo dos olhos. Uma redução significativa na resistência natatória, velocidade natatória e na trajetória dos peixes provavelmente promoveu uma redução na eficiência da captura de presas desses indivíduos. A exposição dessa mesma espécie ao clorotalonil e diclofluanida mostrou que ambos os biocidas induzem severa toxicidade no fígado, pâncreas e intestino desses peixes. A maior potência de severidade das lesões nesses órgãos foi verificada para o clorotalonil. Em relação aos peixes da espécie Danio rerio exposto ao TBT, efeitos teratogênicos foram verificados em todos os tratamentos, relacionados ao retardo no desenvolvimento morfológico e anormalidades morfométricas das larvas. Alterações nos olhos relacionadas à opacidade na lente e microftalmia, bem como alterações histopatológicas retinianas foram mais frequentes em 20 e 30 µg L-1 e podem estar associadas a uma hipoatividade natatória desses indivíduos. Todas essas mudanças morfológicas e comportamentais podem reduzir às chances de os peixes expostos recrutarem para a população adulta. Esse estudo demonstra a viabilidade da utilização de estágios iniciais de vida de P. vivipara e D. rerio para a avaliação de risco ecológico de poluição por biocidas antiincrustantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38054
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Driele Ventura de Paulo.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons