Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37839

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNAOUAR, Oussama-
dc.contributor.authorGOMES, Lunara Carolline Nascimento-
dc.date.accessioned2020-09-05T02:24:14Z-
dc.date.available2020-09-05T02:24:14Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.citationGOMES, Lunara Carolline Nascimento. O Sangue Negro da escrita: poética, estética e política em Noémia de Sousa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37839-
dc.description.abstractO trabalho analisa alguns dos temas que emergem da obra Sangue Negro daquela que é considerada a primeira mulher a publicar poesia em Moçambique, Noémia de Sousa. Interessa conhecer os principais diálogos culturais estabelecidos pela escritora em sua obra, tanto em relação ao seu contexto, como em relação a outros contextos. Discutiremos, por exemplo, a aproximação dos versos de Noémia de Sousa com o Movimento da Negritude e com elementos próprios acerca da Diáspora Negra nas Américas. Para tal análise, foram selecionados poemas que tratam, dentre outros temas, da violência colonial e das situações trabalhistas, obedecendo o objetivo do trabalho. Os seguintes poemas “Poema da infância distante”, “Magaíça”, “Lição”, “Patrão”, “Poema”, “Passe”, “Se este poema fosse”, “Nossa voz”, “Deixa passar o meu povo”, “A Billie Holiday, cantora”, “Zampungana”, “O homem morreu na terra do algodão” e “Súplica” formarão um quadro amplo que nos levará à observação dos pioneirismos de Noémia de Sousa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNoémia de Sousapt_BR
dc.subjectSangue Negropt_BR
dc.subjectMovimento da Negritudept_BR
dc.titleO Sangue Negro da escrita : poética, estética e política em Noémia de Sousapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3014598697581284pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7253950282205343pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe work analyzes some of the themes that emerge from the work Sangue Negro by Noémia de Sousa, considered the first woman to publish poetry in Mozambique. My purpose was to know the main cultural dialogues established by the writer in her work, both in relation to her context and in relation to other contexts. We will discuss, for example, the approximation of Noémia de Sousa‟s verses with the Negritude Movement and with it‟s own elements about the Black Diaspora in the Americas. In order to pursue this study, poems were selected that deal, among other themes, with colonial violence and labor situations, obeying the objective of the work. The following poems “Poema da infância distante”, “Magaíça”, “Lição”, “Patrão”, “Poema”, “Passe”, “Se este poema fosse”, “Nossa voz”, “Deixa passar o meu povo”, “A Billie Holiday, cantora”, “Zampungana”, “O homem morreu na terra do algodão” and “Súplica” will form a broad framework that will lead us to observe the pioneering spirit of Noémia de Sousa.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lunara Carolline Nascimento Gomes.pdf983,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons