Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37837

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Karine da Rocha-
dc.contributor.authorBARBOSA, Heloiza Montenegro-
dc.date.accessioned2020-09-05T02:16:32Z-
dc.date.available2020-09-05T02:16:32Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationBARBOSA, Heloiza Montenegro Montenegro. Wstavach: o trauma em A trégua, de Primo Levi. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37837-
dc.description.abstractEsta dissertação procura analisar os aspectos traumáticos no livro ― A trégua‖, do autor e sobrevivente da Shoá italiana Primo Levi (1919 – 1987). Publicado em 1963, é o segundo romance do autor, narrando sua experiência de libertação do Lager de Buna-Monowitz – parte do complexo de Auschwitz – até sua chegada na Itália, numa viagem de dez meses por uma Europa destruída pela guerra. Acompanhamos Levi sob seus olhos, seus companheiros de viagem e seus sentimentos por um mundo perdido, o qual procura ressignificar. A partir desta perspectiva, o presente trabalho divide-se em três capítulos, conectados entre si. Aspectos de Literatura de Shoá e o testemunho são apresentados sob a ótica de Selligman-Silva (2008), Waxman (2006), Dori Laub (1995), Agamben (2008), Gagnebin (2006) e do próprio Primo Levi (2004), entre outros, além de trechos de narrativas de outros sobreviventes. Estudos sobre Fascismo, sob a perspectiva de Laqueur (1996), Passmore (2002), Arendt (2009), além do crescimento do antissemitismo na Europa nos anos finais do século XIX e início do século XX, com a publicação dos ― Protocolos dos Sábios de Sião‖ (COHN, 2005) e o caso Dreyfuss, conectada com dados biográficos sobre Primo Levi, apresentados pelas biografias escritas por Thomson (2003) e Anissimov (1998) também são parte essencial, assim como as análises do livro É isto um homem – que narra sua captura e seu tempo no Lager – e A trégua. O roteiro é traçado por teorias sobre trauma, apresentando essas nuances na narrativa, a partir da leitura proposta por Jonathan Druker (2009).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subjectShoápt_BR
dc.subjectPrimo Levipt_BR
dc.titleWstavach : o trauma em A trégua, de Primo Levipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0205940331427806pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5363499315142795pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the traumatic aspects in the book "The Truce", by the author and survivor of the Italian Shoa Primo Levi (1919-1987). Published in 1963, it is the author's second novel, narrating his experience of being liberated from the Buna-Monowitz Lager – part of the Auschwitz complex – until his arrival in Italy on a 10-month trip through a war-torn Europe. We follow Levi under his eyes, his fellow travelers and their feelings for a lost world that he tries to resignify. From this perspective, the present work is divided into three connected chapters. Aspects of Shoa Literature and testimony are presented from the perspective of Selligman-Silva (2008), Waxman (2006), Dori Laub (1995), Agamben (2008), Gagnebin (2006) and Primo Levi himself (2015) ( 2004), among others, as well as excerpts from other survivors' narratives. Studies on Fascism, from the perspective of Laqueur (1996), Passmore (2002), Arendt (2009), in addition to the rise of anti-Semitism in Europe in the late nineteenth / early twentieth century, such as the publication of the ―Protocols of the Elders of Zion‖ (COHN, 2005) and the Dreyfuss case, connected with biographical data about Primo Levi, presented by the biographies written by Thomson (2003) and Anissimov (1998) which are also an essential part, as are the analyzes of the book ―If this is a man‖ (1947) - which narrates his arrest and his time on the Lager - and ―The Truce‖. The script is traced by trauma theories, presenting these nuances in the narrative, using the theory proposed by Jonathan Druker (2009).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Heloiza Montenegro Barbosa.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons