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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37791
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Edjane Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T17:48:14Z | - |
dc.date.available | 2020-09-03T17:48:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Edjane Pereira da. Formação continuada de professores/as da multissérie : um olhar para as contribuições da autoria na produção de atividades didáticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37791 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa intitulada Formação Continuada de Professores/as da Multissérie: um olhar para as contribuições da autoria na produção de atividades didáticas se insere no debate sobre formação docente, tendo como objeto de estudo “A relação entre a Formação Continuada de Professores/as do Campo e a autoria na produção de atividades didáticas”. O objetivo geral é analisar as que contribuições da Formação Continuada de Professores/as apresentam na autoria da produção das atividades didáticas e os objetivos específicos: i) Identificar que especificidades são contempladas na formação de professores/as do campo; ii) Levantar as atividades desenvolvidas que dialogam com as especificidades da formação; e iii) Analisar se a formação, pautada nos princípios da autonomia e da emancipação contribui na produção de atividades didáticas relacionadas ao contexto do campo. Para fundamentação teórica, recorremos a Freitas (2011) e Arroyo (2007), para tratamos da Educação do Campo; a Molina e Antunes-Rocha (2014) e Beltrame (2009) para discussão da formação continuada de professores do Campo; a Contreras (2002) e Freire (1996; 2005) para tratarmos da autonomia e emancipação; a Fernandes; Prado (2010), Pommer e Castanho (2010) Marques e Cavalcante (2015) para abordagem da autoria; e ancorados em Hage (2014), Santos (2015), para tratarmos a multissérie. A abordagem metodológica é preponderantemente qualitativa segundo Minayo (1994). O procedimento de levantamento dos dados se deu pela análise documental; entrevista semiestruturada; sendo o tratamento referenciado na Análise de conteúdo segundo Franco (2005) e Bardin (2016), articulados à metodologia de Moraes (1999). Os resultados revelam especificidades da formação continuada articuladas à concepção de Educação do Campo a partir da classe trabalhadora; apontam para o fato de as atividades didáticas que dialogam com a formação terem predominância nas Ciências Humanas (História e Geografia); e que a autoria na produção de atividades didáticas, observada no conjunto de 27 atividades sistematizadas, se fez presente em apenas 3 atividades referenciadas na realidade. Por fim, compreendemos que a formação continuada contribuiu para uma aproximação com a concepção da Educação do Campo. No entanto, esta não se traduziu na perspectiva da autonomia e emancipação na produção de experiências que contribuam na elaboração de atividades didáticas, em que se revele a autoria dos/as professores/as. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores/as da multissérie : um olhar para as contribuições da autoria na produção de atividades didáticas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4395116399311580 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research titled Continuing Teacher Training: a look at the contributions of authorship on the production of didactic activities is part of the debate on teacher education, having as object of study "the relationship between Continuing Education of Field Teachers and authorship in the production of didactic activities ". The general objective is to analyze the contributions of Continuing Teachers Education that impact on the autorship of the production of didactic activities and the specific objectives: i) Identify which specificities are contemplated in the training of teachers in the field; ii) To raise the developed activities that dialogue with the specificities of the formation; iii) To analyze if the formation based on the principles of autonomy and emancipation impacts the production of didactic activities related to the context of the field. For theoretical foundation, we resort to Freitas (2011) and Arroyo (2007) to address the education of the field; to Molina and Antunes-Rocha (2014) and Beltrame (2009) to discuss the continuing education of teachers in the field; to Contreras (2002) and Freire (1996; 2005) to deal with autonomy and emancipation; to Fernandes; Prado (2010), Pommer and Castanho (2010) Marques and Cavalcante (2015) to approach authorship; and anchored in Hage (2014), Santos (2015) to treat the multiseries. The methodological approach is predominantly qualitative according to Minayo (1994). The procedure of data collection was by document analysis; half structured interview; being the revered treatment in the content analysis according to Franco (2005) and Bardin (2016), articulated to the methodology of Moraes (1999). The results reveal specificities of continuing education to the conception of rural education from the working class; point to the fact that the didactic activities that dialogue with the formation have predominance in the Human Sciences (History and Geography); and that authorship in the production of didactic activities, observed in set of 27 systematized activities, was present in only 3 activities referenced in reality. Finally we understand thart continuing education contributed to a closer approach to the conception of rural education. However, this did not translate into the perspective of autonomy and emancipation in the production of experiences that impact the elaboration of didactic activities revealing the authorship of teachers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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