Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37729

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorLIMA, Jessica Helena de-
dc.date.accessioned2020-08-27T19:08:46Z-
dc.date.available2020-08-27T19:08:46Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationLIMA, Jessica Helena de. Mobilidade e equidade: um olhar da justiça distributiva sobre o uso da motocicleta em Alagoas. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37729-
dc.description.abstractTrata-se de uma análise de como a motocicleta impacta no aumento ou na diminuição da equidade, a partir da teoria de justiça proposta por Donald Dworkin. Busca-se a olhar a motocicleta de forma mais justa, percebendo e atribuindo funções características do sistema viário de uso mais equânime e diverso. A abordagem metodológica escolhida é mista, utilizando análise de discurso de dados qualitativos, coletados através da técnica de grupos focais, e análise econométrica de dados quantitativos, utilizando a técnica de regressão logística. A pesquisa justifica-se na medida em que os estudos sobre motocicleta se concentram na questão dos índices de envolvimento de motociclistas em acidentes, com ênfase no custo social associado. Entretanto, para pautar políticas públicas eficazes é importante compreender a importância da motocicleta para a acessibilidade. Os resultados apontam que a motocicleta atua na promoção de uma maior equidade ao viabilizar o acesso a atividades que os indivíduos não conseguiriam realizar de outra forma. Concomitantemente, ela atua para uma redução da equidade, por ter um alto percentual de acidentalidade e existir relação entre a morte do motociclista e redução de renda familiar. Constatou-se ainda, que determinados grupos sociais apresentam maior probabilidade de óbito em acidentes de trânsito. Conclui-se que é preciso ampliar a consciência de que os motociclistas não são usuários menos importantes do sistema viário, pautando políticas públicas para este fim. Desta forma, será possível aumentar o potencial amplificador da equidade e ao mesmo tempo restringir o principal elemento redutor da equidade, os acidentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectMotocicletapt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectJustiça distributivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLogitpt_BR
dc.titleMobilidade e equidade : um olhar da justiça distributiva sobre o uso da motocicleta em Alagoaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8742419590414596pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is an analysis of how the motorcycle impacts equity’s increase or decrease, based on Donald Dworkin’s theory of justice. The aim is to look at the motorcycle more fairly, perceiving and assigning the road system characteristic functions for more equitable and diverse use. The methodological approach chosen is mixed, using speech analysis for the qualitative data, collected through focus groups, and econometric analysis for the quantitative data, using logistic regression. The research is justified to the extent that studies on motorcycles mostly focus on the issue of the rates of involvement of motorcyclists in accidents, with an emphasis on the associated social cost. However, to guide effective public policies it is important to understand the motorcycle’s importance for accessibility. The results show that the motorcycle works to promote greater equity by enabling access to activities that individuals would not have been able to do otherwise. Concomitantly, it works to reduce equity, as it has a high likelihood of involvement in accidents and there is a relationship between the death of the motorcyclist and a reduction in the family income. It was also found that certain social groups are more likely to die in traffic accidents. The conclusion shows that it is necessary to increase awareness that motorcyclists are not less important users of the road system, guiding public policies for this purpose. In this way, it will be possible to increase the motorcycles potential of equity and, at the same time, restrict the main element that reduces equity, the accidents.pt_BR
dc.description.abstractxEs un análisis de cómo la motocicleta impacta en aumentar o disminuir la equidad, basado en la teoría de la justicia propuesta por Donald Dworkin. El objetivo es mirar la motocicleta de manera más justa, percibiendo y asignando funciones características del sistema vial para un uso más equitativo y diverso. El enfoque metodológico elegido es mixto, utilizando análisis de discurso de datos cualitativo, recolectados vía grupos focales, y análisis econométrico de datos cuantitativos, por regresión logística. La investigación se justifica en la medida en que los estudios sobre motocicletas se centran en el tema de las tasas de participación de los motociclistas en accidentes, con énfasis en el costo social asociado. Sin embargo, para guiar políticas públicas efectivas es importante comprender la importancia de la motocicleta para la accesibilidad. Los resultados muestran que la motocicleta trabaja para promover una mayor equidad al permitir el acceso a actividades que las personas no hubieran podido hacer de otra manera. Al mismo tiempo, trabaja para reducir la equidad, ya que tiene un alto porcentaje de envolvimiento en accidentes y existe una relación entre la muerte del motociclista y una reducción en el ingreso familiar. También se descubrió que ciertos grupos sociales tienen una más grande probabilidad de morir en accidentes de tráfico. Se concluye que es necesario aumentar la conciencia de que los motociclistas no son usuarios menos importantes del sistema vial, orientando las políticas públicas para este propósito. De esta manera, será posible aumentar el potencial amplificador de la equidad de la motocicleta y, al mismo tiempo, restringir el elemento principal que reduce la equidad, los accidentes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Jessica Helena de Lima.pdf4,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons