Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3768

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melopt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Daniella Cristina Silva dospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:26Z
dc.date.available2014-06-12T17:16:26Z
dc.date.issued2011-02-22pt_BR
dc.identifier.citationCristina Silva dos Santos, Daniella; Aurora de Melo Teles, Rosinalda. O tema transversal meio ambiente na abordagem do bloco das grandezas e medidas: contexto ou pretexto nos livros didáticos de matemática?. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3768
dc.description.abstractOs conteúdos que compõem o bloco das Grandezas e Medidas têm se configurado como um espaço privilegiado para destacar a presença e a utilidade social do conhecimento matemático. Essa característica tem estimulado, no âmbito da Matemática escolar, a articulação do referido bloco com os campos da Aritmética, Álgebra e Geometria, além de possibilitar valiosas conexões com outras disciplinas escolares. Tais aspectos têm influenciado a organização dos livros didáticos de Matemática, nos quais, atualmente, observa-se o uso exacerbado deste bloco de conteúdos como ferramenta e a incorporação de elementos externos à Matemática, podendo ou não incorrer no erro de não considerar suficientemente os aspectos conceituais do objeto do saber (Grandezas e Medidas). Nesta pesquisa, analisamos atividades propostas pelos livros de Matemática direcionados aos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, quanto ao uso dos contextos de caráter socioambiental na abordagem do bloco das Grandezas e Medidas. Verificamos como são explorados os traços essenciais dos conteúdos que compõem o bloco. Para isso, mapeamos e analisamos 207 atividades, extraídas de quatorze coleções de Matemática, todas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Dentre essas, 126 atividades envolvem as Grandezas e Medidas e os temas socioambientais, predominantemente no 4º e 5º ano. A Análise de Conteúdo foi o procedimento metodológico que estruturou a interpretação e análise dos dados obtidos a partir dos aspectos conceituais, imbricações e conexões possibilitadas pelo bloco das Grandezas e Medidas e as adequações curriculares com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No que se refere ao tema transversal Meio ambiente, analisamos os conteúdos usados como contexto, os recursos utilizados na inserção da temática socioambiental e a contextualização proposta nas atividades. Buscamos identificar elementos e aspectos nas atividades propostas pelo livro que deem significado ao conteúdo matemático e favoreçam a formação da consciência ambiental. Os dados confirmam uma das principais características do bloco das Grandezas e Medidas: proporcionar a articulação com outros blocos de conteúdos da Matemática, sobretudo, Números e Operações; e Tratamento da Informação, indicando que a inter-relação entre os conteúdos constitui uma relação possível, favorecendo o ensino e a aprendizagem das noções matemáticas. Em muitos casos, as temáticas socioambientais são tão fictícios, a ponto de dificultar a transposição deste a outros contextos, principalmente ao contexto da própria matemática. Constatamos que os autores costumam inserir a temática socioambiental principalmente através de textos informativos, tendo como recursos visuais para comunicação: figuras, mapas, fotos, tabelas e gráficos. As noções do bloco das Grandezas e Medidas mais exploradas são: comprimento, capacidade, massa, área e sistema monetário, sendo os contextos: água, resíduos sólidos e desflorestamento, os conteúdos socioambientais mais usados nas abordagenspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectGrandezas e Medidaspt_BR
dc.subjectLivro didático.pt_BR
dc.titleO tema transversal meio ambiente na abordagem do bloco das grandezas e medidas: contexto ou pretexto nos livros didáticos de matemática?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2886_1.pdf6,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons