Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37653

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário Faria de-
dc.contributor.authorAMARAL, Clécia Juliana Gomes Pereira-
dc.date.accessioned2020-08-17T14:05:50Z-
dc.date.available2020-08-17T14:05:50Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.citationAMARAL, Clécia Juliana Gomes Pereira. A pedagogia mítica de Cida Pedrosa: leituras a partir da teoria do imaginário de Gilbert Durand. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37653-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga os significados mítico-pedagógicos presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. Para tanto, são consideradas as dimensões do imaginário e da cultura (literatura popular), em diálogo com a teoria do Imaginário de Gilbert Durand, enquanto trajeto de reflexão. Analisa-se o conjunto de imagens, símbolos e mitos recorrentes na narrativa e na obra da escritora. O problema de pesquisa eleito é: quais os principais significados mítico-pedagógicos presentes na obra literária de Cida Pedrosa quando consideradas as dimensões do imaginário e da cultura? Assim, o objetivo geral que oferece suporte à indagação da proposta é: identificar quais os principais significados mítico-pedagógicos presentes na obra literária de Cida Pedrosa, quando consideradas as dimensões do imaginário e da cultura. Os principais teóricos que referenciam o presente estudo são: Durand (1988; 2001; 2004), Maffesoli (1996; 998) Pitta (1995; 2017) Bachelard (1988), Cassirer (2011), Eliade (2016), Ruthven (2010) Teixeira (2006) Araújo (2017), Larrosa (2014; 2017) e Pedrosa (1983; 2000; 2005; 2009; 2011; 2015; 2017; 2018). O método fenomenológico dimensiona a abordagem teórico-crítica da pesquisa que, a partir da perspectiva qualitativa, epifaniza e forma a base do percurso metodológico eleito. A pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, juntamente com a mitocrítica, instrumentalizam a pesquisa e a leitura dos dados relacionados à produção poética da literata. A narrativa da escritora é interpretada por meio da aplicação do teste AT-9, o qual é precedido pela aplicação de uma entrevista semiestruturada. Assim, a pesquisa ressaltou a potencialidade do pensamento literário de Cida Pedrosa como estratégia teórica sensível para alargar os paradigmas educacionais ligados à imaginação simbólica e a outras linguagens artísticas neste campo do saber. Do qual constatou-se que a pedagogia mítica de Cida Pedrosa é aquela nascida da leitura sensível da existência que se instrumentaliza pelas metáforas poéticas de sua narrativa e escrita. É a pedagogia que expressa a capacidade de pluralizar as possibilidades de significar as coisas, também de configurar as emoções que tomam forma pelos símbolos e mitos. A pedagogia mítica é aquela que expressa o conhecimento poético como narrativa educativa de transformação, não apenas de um modelo educacional, sobretudo, de transformação de sujeitos que abarcam as metáforas da conjuntura literária para reconstruírem sua existência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectSimbolismo na literaturapt_BR
dc.subjectMísticapt_BR
dc.subjectPoetisas brasileiraspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA pedagogia mítica de Cida Pedrosa : leituras a partir da teoria do imaginário de Gilbert Durandpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263671023023740pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates the mythical-pedagogical meanings present in the literature of the poet Cida Pedrosa. To this end, the dimensions of imagery and culture (popular literature) are considered in dialogue with Gilbert Durand's Imaginary theory as a path of reflection. We analyze the set of images, symbols and recurrent myths in the narrative and in the work of the writer. The chosen research problem is: what are the main mythical -pedagogical meanings present in Cida Pedrosa's literary work when considering the dimensions of imagery and culture? Thus, the general objective that supports the inquiry of the proposal is: to identify the main mythical-pedagogical meanings present in the literary work of Cida Pedrosa, when considered the dimensions of the imaginary and the culture. The main theorists who refer to this study are: Durand (1988, 2001, 2004), Maffesoli (1996; 998) Pitta (1995; 2017) Bachelard (1988), Cassirer (2011), Eliade In this paper we present the results obtained by Pedrosa (2007) The phenomenological method dimensions the theoretical-critical approach of the research that, from the qualitative perspective, epifanizes and forms the basis of the methodological route chosen. The bibliographical research, exploratory and descriptive, together with the mitochristic, instrumentalize the research and the reading of the data related to the poetic production of literata. The writer's narrative is interpreted through the application of the AT-9 test, which is preceded by the application of a semi-structured interview. Thus, the research highlighted the potential of Cida Pedrosa's literary thinking as a sensitive theoretical strategy to broaden the educational paradigms linked to the symbolic imagination and other artistic languages in this field of knowledge. From which it was verified that the mythical pedagogy of Cida Pedrosa is that born of the sensitive reading of the existence that is instrumented by the poetic metaphors of its narrative and writing. It is pedagogy that expresses the ability to pluralize the possibilities of meaning, and also to configure the emotions that take shape through symbols and myths. Mythical pedagogy is one that expresses poetic knowledge as an educational narrative of transformation, not only an educational model, above all, a transformation of subjects that embrace the metaphors of the literary conjuncture to rebuild their existence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral.pdf3,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons