Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37553

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA LIMA, Marcos Ferreira da-
dc.contributor.authorTEIXEIRA JÚNIOR, Augusto Wagner Menezes-
dc.date.accessioned2020-07-15T22:15:23Z-
dc.date.available2020-07-15T22:15:23Z-
dc.date.issued2013-12-05-
dc.identifier.citationTEIXEIRA JÚNIOR, Augusto Wagner Menezes. O Brasil e a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano da UNASUL: cooperação e balanceamento como estratégias de autoajuda. 2013. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37553-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo explicar as motivações e causas que levaram o governo Lula da Silva a propor a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano no UNASUL. Para tal efeito, empreendemos a análise das preferências, motivações e comportamento do Brasil quanto à Política Externa e a cooperação em defesa nos níveis doméstico (atores e burocracias), regional (sul-americano) e hemisférico (organizações internacionais). O trabalho realiza uma análise contextual, no sentido de verificar as condições antecedentes ao comportamento brasileiro a ser explicado. Com base na descrição do contexto e dos processos, realiza-se o estudo da mudança de estratégia do Brasil na área de Defesa e dos seus impactos para a tomada de decisão de criar uma instância regional de cooperação nessa área de política. A essas etapas é somada a análise do processo de negociação do Brasil junto aos demais países sul-americanos para criar o CDS. Por fim, colocamos sob escrutínio o resultado institucional da negociação e os seus limites e possibildades quanto às preferências de Brasília em relação à Política Externa e a dimensão de Defesa. A pesquisa lançou mão do método qualitativo chamado Process Tracing, ou delineamento de processo. A partir do seu uso, empreendemos a análise do material e dos dados coletados. Estes correspondem à literatura empírica sobre o CDS e teórica sobre Política Externa e Cooperação em Defesa; Documentos de Política, Reportagens, Entrevistas, Transcrições de Audiências Públicas e Relatórios Técnicos. Com base em dados primordialmente documentais, primários e secundários, apresentamos resultados que nos levaram a concluir que baseado em preferências pela manutenção do status quo regional e na maximização da sua segurança, o Brasil progressivamente muda a sua estratégia de articulação entre a expressão militar do poder e a sua atuação exterior, passando com isso a tomar uma postura protagônica na organização da ordem regional em termos de defesa e segurança. Concluímos com a explicação em que afirma que o Brasil, vendo-se balanceado e tendo a sua percepção de segurança afetada negativamente por dinâmicas de conflito que não podia controlar, toma como motivação o balanceamento e a “cooperação como autoajuda” para propor a criação do CDS UNASUL.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectConselho de Defesa Sul-Americanapt_BR
dc.subjectCooperação em defesapt_BR
dc.titleO Brasil e a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano da UNASUL : cooperação e balanceamento como estratégias de autoajudapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5020954657741658pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5020954657741658pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to explain the motivations and causes that resulted on the proporsition of the UNASUR South American Defense Council by Lula da Silva government. In order to do so, we analysed the preferences, motivations and behavior of Brazil in relation to its Foreign Policy and defense cooperation in levels such as the domestic (actors and bureaucracies), regional (South American) and hemispheric (international organizations). This work uses contextual analysis to verify the previous conditions to the Brazilian behavior we wish to explain. Based on description of both context and processes, we have studied the changes on Brazilian strategy in Defense policy and its impacts over the decision to create a regional arranjement in this policy area. To these steps we added the analysis of the negociation process of Brazil with the others South-American countries to create CDS. Finally, we analysed the institutional outcome, its limits and possibilities in relation to Brasília preferences towards Foreign policy defense dimension. This research used a qualitative method named Process Tracing. By using it, we analysed collected material and data. These materials were the empirical literature about the CDS and of theoretical ground on Foreign Policy and Defense Cooperation; Policy Documents, News Articles, Interviews, Public Hearings transcriptions and Technical reports. Based on these data, mainly primary and secondary documents, we presented results that led us to conclude that based in preferences as the maintenance of regional status quo and maximization of security, Brazil progressively changed it strategy to combine military power and its foreign acting, passing with that to take a more active role in organizing regional order in relation to defense and security. We conclude presenting our explanation that says that Brazil, by seeing itself balanced and having its security perception negatively affected by conflict dinamics it cannot control, takes balancing as motivation and “cooperation as self-help” to propose the creation of CDS UNASUR.pt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis tiene por objetivo explicar las motivaciones y causas que provocaron el gobierno Lula da Silva a proponer la creación del Consejo de Defesa Suramericano en el UNASUR. Para tal efecto, emprendemos el análisis de las preferencias, motivaciones y comportamento del Brasil con relación a la Política Externa y la cooperación en defesa en los niveles domésticos (atores y burocracias), regional (suramericano) y hemisférico (organizaciones internacionales). El trabajo realiza un análisis contextual, en el sentido de averiguar las condiciones antecedentes al comportamiento brasileño a ser explicado. Con base en la descripción del contexto y de los procesos, se realiza el estudio del cambio de la estrategia del Brasil en el sector de Defesa y de sus impactos para la tomada de decisión en la creación de una instancia regional de cooperación en el ámbito de la política. A esas etapas es sumado um análisis del proceso de negociación del Brasil junto a los demás países suramericanos para crear los CDS. Por último, ponemos bajo escrutinio el resultado institucional de la negociación y sus límites y posibilidades en cuanto a las preferencias de Brasilia en relación a la Política Externa y la dimensión de Defesa. La pesquisa utilizó el método cualitativo llamado Process Tracing, o delineamiento de proceso. A partir de su uso, emprendemos el análisis del material y de los datos recolectados. Estos corresponden a la literatura empírica bajo el CDS y teórica bajo la Política Externa y Cooperación en Defesa; Documentos de Política, Reportaje, Entrevista, Transcripciones de Audiencia Pública e Informes Técnicos. Con base en datos primordialmente documentales, primarios y secundarios, presentamos resultados que nos llevaron a concluir que basado en preferencias por la manutención del status quo regional y en la maximización de su seguridad, el Brasil progresivamente cambia su estrategia de articulación entre la expresión militar del poder y su actuación exterior, pasando con eso a tomar una postura protagónica en la organización de la orden regional em termos de defesa y seguridad. Concluimos con la explicación en que afirma que el Brasil, viéndose balanceado y teniendo su percepción de seguridad afectada negativamente por dinámicas de conflicto que no podía controlar, toma como motivación el balanceo y la “cooperación como autoayuda” para proponer la creación del CDS UNASUR.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior.pdf5,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons