Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3725

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soarespt_BR
dc.contributor.authorCHAGAS, Maria Neuza Pedrosapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:11Z
dc.date.available2014-06-12T17:16:11Z
dc.date.issued2011-02-25pt_BR
dc.identifier.citationNeuza Pedrosa Chagas, Maria; Auxiliadora Soares Padilha, Maria. Projeto informática para a comunidade: uma perspectiva de inclusão digital sob o olhar dos alunos participantes. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3725
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender e analisar a percepção dos alunos sobre o impacto das ações do Projeto Informática para a Comunidade, para sua Inclusão digital (ID). Para esta tarefa optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória em uma escola pública estadual de Pernambuco que oferece o Projeto Informática para a Comunidade, tomando os alunos deste como sujeitos da pesquisa. A nossa motivação partiu da observação de alguns projetos públicos que procuram inserir as tecnologias digitais no seu bojo. A composição do quadro teórico está relacionada aos seguintes conteúdos desenvolvidos: inclusão/exclusão digital conceito e definições, abordagem da cibercultura em diferentes contextos e políticas públicas de inclusão digital. Temos o interesse em procurar compreender como a participação dos indivíduos no Projeto Informática para a Comunidade que acontece numa escola pública do Recife, contribui para a sua inclusão digital, segundo os próprios participantes. Procuramos explorar a hipótese de que o Projeto Informática para a Comunidade promove ações instrumentais e ignora as demais dimensões da ID (informacional e social) e que estes participantes ainda não possuem uma compreensão mais ampla do conceito de ID. Os instrumentos de coleta de dados escolhidos para aproximar do problema foram: questionários on-line e entrevistas semi-estruturadas e quanto à análise dos dados optou-se por fazer a Análise de Conteúdo dos discursos dos sujeitos entrevistados. A pesquisa foi realizada com 20 alunos participantes que então, realizavam o curso ofertado pelo projeto e mais 4 alunos egressos. A análise dos dados se deu considerando três categorias definidas a priori: nível de inclusão digital; percepção sobre o impacto das ações do projeto para sua inclusão digital; concepção de inclusão digital dos sujeitos. Os resultados revelaram que as percepções dos alunos (participantes e egressos) não ultrapassam uma perspectiva instrumental porque não lhes foram dadas oportunidade para que estes alcançassem outros níveis de Inclusão digital. Verificou-se ainda que a percepção não advém exclusivamente das ações do projeto, pois, em parte, esta se deve à exposição aos diversos aparatos tecnológicos no cotidiano destes. Constatou-se que os alunos participantes fazem menção à melhoria das condições de vida e arriscam relacionar inclusão digital e inclusão social quando mencionam as Tecnologias da Informação e Comunicação e a integração entre as pessoas. Enquanto, os egressos apresentaram uma concepção mais imprecisa a respeito da inclusão digital e inclusão social revelando uma perspectiva reprodutivista das ações do projetopt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto Informática para a Comunidade.pt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleProjeto informática para a comunidade: uma perspectiva de inclusão digital sob o olhar dos alunos participantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2877_1.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons