Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37071

Compartilhe esta página

Título: Coleção cru: desenvolvimento de estampas a partir do estudo da iconografia vernacular de Caruaru.
Autor(es): SANTOS, Brenda Rodrigues dos
Palavras-chave: Iconografia - Caruaru (PE); Língua materna; Artes gráficas - Caruaru (PE); Projeto de produto - Caruaru (PE); Cozinha - Utensílios - Caruaru (PE)
Data do documento: 14-Dez-2018
Citação: SANTOS, Brenda Rodrigues dos. Coleção cru: desenvolvimento de estampas a partir do estudo da iconografia vernacular de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: O presente trabalho, por ser de base projetual, tem como objetivo a criação de uma coleção de estampas tomando como referência para o seu desenvolvimento a produção de ícones vernaculares encontrados na cidade de Caruaru, localizada no Agreste do estado de Pernambuco. A construção da fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa se baseou no estudo do Design de Superfície e design vernacular, definindo os termos, fundamentos, características destas duas áreas do saber, bem como os tipos de técnicas para a criação das estampas. A autora estudou algumas metodologias ligadas ao Design de Superfície, e escolheu a metodologia de Amorim (2017) como a mais adequada para a proposta do projeto. No entanto, foram necessárias algumas adaptações quanto às etapas projetuais para melhor se enquadrar ao modelo da pesquisa e, assim, permitir um bom desenvolvimento do projeto. A criação da coleção foi dividida em quatro temáticas diferentes, tendo o ramo alimentício como o segmento em comum diante da variada iconografia popular registrada neste universo. O resultado pôde ser visto em oito estampas que a priori foram aplicadas em artigos de cozinha.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37071
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Brenda Rodrigues dos.pdf13,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons