Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3693
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | FARIA, Fabiana dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:16:04Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:16:04Z | |
dc.date.issued | 2011-02-24 | pt_BR |
dc.identifier.citation | dos Santos Faria, Fabiana; Maria da Silva Lima, Iranete. Conhecimentos e concepções de professores de Matemática que atuam no Ensino Médio: influência dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3693 | |
dc.description.abstract | A pesquisa, desenvolvida no seio da Didática da Matemática de origem francesa, teve como objetivo identificar conhecimentos e concepções mobilizados por professores de matemática que atuam na terceira série do Ensino Médio, levando-se em conta as exigências dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. A temática escolhida que por si só tem o seu interesse, tornou-se ainda mais instigante diante das mudanças que incluíram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de seleção parcial ou total para ingresso dos alunos nas universidades públicas federais. Para fundamentar o estudo utilizamos como referencial teóricometodológico o Modelo dos Níveis de Atividades do Professor proposto por Margolinas (2002). Este modelo é ancorado na Teoria das Situações Didáticas TSD (BROUSSEAU, 1998), tendo como uma das finalidades evidenciar o papel do professor na relação didática. Organizado por níveis, o modelo contempla diversos momentos da atividade do professor, contemplando o planejamento, a aula propriamente dita, bem como o momento em que o professor observa o aluno em ação. O estudo foi realizado com três professores do Ensino Médio de uma escola pública de referência no estado de Pernambuco e os dados foram coletados por meio de duas entrevistas semi-estruturadas e da observação de aulas. Realizamos, também, um breve estudo nos documentos oficiais de orientação para o professor Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e Base Curricular Comum das Redes Públicas de Ensino de Pernambuco (BCC), a fim de subsidiar a construção de algumas categorias utilizadas na análise. Os resultados do estudo mostram que os professores vivenciam uma dualidade que se expressa, por um lado, pela necessidade de formar o aluno e, por outro, pela emergência de preparálo para o acesso ao Ensino Superior. Dessa forma, os conhecimentos por eles mobilizados, nesse momento da atividade professoral, são inerentes tanto às orientações encontradas nos documentos oficiais para o Ensino Médio, que têm um caráter mais formativo, quanto aos processos seletivos. A dualidade se reflete também nas concepções de ensino desses professores. Ao mesmo tempo em que defendem que o aluno aprende praticando, defendem que a construção de novos conhecimentos se dá a partir de conhecimentos antigos, evidenciando a necessidade de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividade do Professor de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Processos seletivos de acesso ao Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Concepções de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos do professor | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos e concepções de professores de Matemática que atuam no Ensino Médio: influência dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2557_1.pdf | 971,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons