Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3693

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFARIA, Fabiana dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:04Z
dc.date.available2014-06-12T17:16:04Z
dc.date.issued2011-02-24pt_BR
dc.identifier.citationdos Santos Faria, Fabiana; Maria da Silva Lima, Iranete. Conhecimentos e concepções de professores de Matemática que atuam no Ensino Médio: influência dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3693
dc.description.abstractA pesquisa, desenvolvida no seio da Didática da Matemática de origem francesa, teve como objetivo identificar conhecimentos e concepções mobilizados por professores de matemática que atuam na terceira série do Ensino Médio, levando-se em conta as exigências dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. A temática escolhida que por si só tem o seu interesse, tornou-se ainda mais instigante diante das mudanças que incluíram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de seleção parcial ou total para ingresso dos alunos nas universidades públicas federais. Para fundamentar o estudo utilizamos como referencial teóricometodológico o Modelo dos Níveis de Atividades do Professor proposto por Margolinas (2002). Este modelo é ancorado na Teoria das Situações Didáticas TSD (BROUSSEAU, 1998), tendo como uma das finalidades evidenciar o papel do professor na relação didática. Organizado por níveis, o modelo contempla diversos momentos da atividade do professor, contemplando o planejamento, a aula propriamente dita, bem como o momento em que o professor observa o aluno em ação. O estudo foi realizado com três professores do Ensino Médio de uma escola pública de referência no estado de Pernambuco e os dados foram coletados por meio de duas entrevistas semi-estruturadas e da observação de aulas. Realizamos, também, um breve estudo nos documentos oficiais de orientação para o professor Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e Base Curricular Comum das Redes Públicas de Ensino de Pernambuco (BCC), a fim de subsidiar a construção de algumas categorias utilizadas na análise. Os resultados do estudo mostram que os professores vivenciam uma dualidade que se expressa, por um lado, pela necessidade de formar o aluno e, por outro, pela emergência de preparálo para o acesso ao Ensino Superior. Dessa forma, os conhecimentos por eles mobilizados, nesse momento da atividade professoral, são inerentes tanto às orientações encontradas nos documentos oficiais para o Ensino Médio, que têm um caráter mais formativo, quanto aos processos seletivos. A dualidade se reflete também nas concepções de ensino desses professores. Ao mesmo tempo em que defendem que o aluno aprende praticando, defendem que a construção de novos conhecimentos se dá a partir de conhecimentos antigos, evidenciando a necessidade de resgatar os conhecimentos prévios dos alunospt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade do Professor de Matemáticapt_BR
dc.subjectProcessos seletivos de acesso ao Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectConcepções de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentos do professorpt_BR
dc.titleConhecimentos e concepções de professores de Matemática que atuam no Ensino Médio: influência dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2557_1.pdf971,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons