Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3691
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinheiro Ramos, Vânia | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro Vasconcelos, Selene | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:16:03Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cordeiro Vasconcelos, Selene; Pinheiro Ramos, Vânia. Grupo terapêutico educação em saúde: promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3691 | - |
dc.description.abstract | O modelo de tratamento em Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é realizado predominantemente por meio de grupos que proporcionam um ambiente terapêutico de reflexão e aprendizado. Por isso, foi esta a questão condutora deste trabalho: como o usuário de substâncias psicoativas percebe as intervenções do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na promoção de seu autocuidado? O artigo de revisão teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos enfermeiros brasileiros nas áreas de educação em saúde e abuso de substâncias psicoativas. Pesquisou-se na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, pesquisa essa que, após seleção de acordo com os critérios estabelecidos, resultou em cinco artigos, os quais não abordaram especificamente o autocuidado. Da análise desses artigos emergiram a temática Conhecer para cuidar e as subtemáticas O enfermeiro desempenha ações de educação em saúde com os usuários de substâncias psicoativas e O enfermeiro desempenha ações de educação permanente junto a profissionais da equipe de saúde que atuam na assistência a usuários de substâncias psicoativas . O artigo original teve como objetivo compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. O estudo foi descritivo, exploratório e qualitativo, realizado em Recife-PE, com oito usuários de substâncias psicoativas em tratamento em um CAPSad. As entrevistas semiestruturadas seguiram as questões norteadoras: Como era sua vida antes de frequentar o Grupo Terapêutico Educação em Saúde? Conte a sua história nesse grupo. Qual o significado do Grupo Terapêutico Educação em Saúde para a sua vida? Como a sua vida está agora? Realizou-se análise de conteúdo e interpretação com base em constructos da Teoria do Autocuidado de Dorotea Orem. As categorias temáticas foram: Motivação para a vida ; Suporte para identificar as demandas terapêuticas de autocuidado ; Suporte para a construção da competência para o autocuidado . Esse grupo tem proporcionado um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e tem sido identificado pelos usuários como suporte para a aquisição de hábitos saudáveis | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias | pt_BR |
dc.title | Grupo terapêutico educação em saúde: promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9579_1.pdf | 7,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons