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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3691

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro Ramos, Vânia pt_BR
dc.contributor.authorCordeiro Vasconcelos, Selenept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:03Z-
dc.date.available2014-06-12T17:16:03Z-
dc.date.issued2012-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCordeiro Vasconcelos, Selene; Pinheiro Ramos, Vânia. Grupo terapêutico educação em saúde: promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3691-
dc.description.abstractO modelo de tratamento em Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é realizado predominantemente por meio de grupos que proporcionam um ambiente terapêutico de reflexão e aprendizado. Por isso, foi esta a questão condutora deste trabalho: como o usuário de substâncias psicoativas percebe as intervenções do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na promoção de seu autocuidado? O artigo de revisão teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos enfermeiros brasileiros nas áreas de educação em saúde e abuso de substâncias psicoativas. Pesquisou-se na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, pesquisa essa que, após seleção de acordo com os critérios estabelecidos, resultou em cinco artigos, os quais não abordaram especificamente o autocuidado. Da análise desses artigos emergiram a temática Conhecer para cuidar e as subtemáticas O enfermeiro desempenha ações de educação em saúde com os usuários de substâncias psicoativas e O enfermeiro desempenha ações de educação permanente junto a profissionais da equipe de saúde que atuam na assistência a usuários de substâncias psicoativas . O artigo original teve como objetivo compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativas. O estudo foi descritivo, exploratório e qualitativo, realizado em Recife-PE, com oito usuários de substâncias psicoativas em tratamento em um CAPSad. As entrevistas semiestruturadas seguiram as questões norteadoras: Como era sua vida antes de frequentar o Grupo Terapêutico Educação em Saúde? Conte a sua história nesse grupo. Qual o significado do Grupo Terapêutico Educação em Saúde para a sua vida? Como a sua vida está agora? Realizou-se análise de conteúdo e interpretação com base em constructos da Teoria do Autocuidado de Dorotea Orem. As categorias temáticas foram: Motivação para a vida ; Suporte para identificar as demandas terapêuticas de autocuidado ; Suporte para a construção da competência para o autocuidado . Esse grupo tem proporcionado um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e tem sido identificado pelos usuários como suporte para a aquisição de hábitos saudáveispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectTranstornos Relacionados ao Uso de Substânciaspt_BR
dc.titleGrupo terapêutico educação em saúde: promoção do autocuidado de usuários de substâncias psicoativaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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