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Título : Ações de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo : um olhar para o ensino de matemática
Autor : BARROS, Viviane Noemia de
Palabras clave : Professores – Formação - Pernambuco; Escolas - Pernambuco; Matemática – Estudo e ensino - Pernambuco; Matemática – Ensino fundamental
Fecha de publicación : 13-sep-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARROS,Viviane Noemia de. Ações de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo: um olhar para o ensino de matemática.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : A pesquisa buscou, em particular, mapear as ações de formação continuada oferecidas aos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Escolas do Campo nas Redes Públicas Municipais de Educação da Microrregião do Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano e compreender como elas contemplam o Ensino de Matemática. Como fundamento teórico utilizamos os estudos sobre a Formação Continuada, a Educação do Campo e o Ensino de Matemática e resultados de pesquisas sobre estes domínios. Realizamos entrevistas semiestruturadas com vinte e três responsáveis pelas ações de formação continuada nos Municípios investigados, no período de 2013 a 2016. Os dados obtidos foram analisados com base em duas categorias: ações de formação externas, que contemplam programas e projetos ofertados por instituições e organizações governamentais, não governamentais e consultorias; e ações de formação internas e/ou independentes, caracterizadas por ações como aulas atividades, seminários, encontros pedagógicos e projetos de intervenção. Os resultados da pesquisa mostram que todos os municípios realizaram ações de formação continuada, sendo a maioria ações de formação externas, a exemplo dos Programas PNAIC, Escola da Terra, Mais Educação e Alfabetizar com Sucesso. Os municípios também realizaram ações de formação internas como oficinas, seminários, projetos de intervenção, acompanhamento pedagógico e microcentros, que ocorreram tanto nas sedes dos municípios quanto nas escolas do campo. Os resultados da pesquisa revelam também que o ensino de Matemática é contemplado na maioria das ações formativas e, em alguns casos, os conteúdos e temas trabalhados contemplam as especificidades das escolas do campo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36821
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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