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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36386

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Título: O brinquedo de vestir: desenvolvimento de produto para crianças com autismo.
Autor(es): LIMA, Sarah Maria Batista de
Palavras-chave: Autismo em crianças; Vestuário; Roupas infantis; Necessidade (Psicologia); Projeto de produto
Data do documento: 26-Jun-2018
Citação: LIMA, Sarah Maria Batista de. O brinquedo de vestir: desenvolvimento de produto para crianças com autismo. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Este projeto partiu de uma inquietude que se transformou em empatia: as necessidades da criança autista. Contudo, devido a condição singular do conjunto de características próprias a cada indivíduo autista, optamos por realizar um estudo de caso e, desse modo, não poderíamos ter nesse estudo um problema de design, que por princípio, desenvolve soluções coletivas. Assim, inspirados no esforço de inclusão da abordagem de design centrada no usuário que, a depender do pais de origem, se denomina: Design for All,, Universal Design ou Inclusive Design, esse estudo se voltou para estabelecer um processo de design. Nos desafiamos a atender as necessidades de um usuário numa escala de necessidades considerada complexa, uma vez que as descobertas processuais podem contribuir com melhorias coletivas, com a prática e o pensamento em design. Nosso processo foi construído para responder: Como desenvolver uma peça de vestuário que atenda às necessidades de uma criança com autismo? Para isso, buscamos levantar informações técnicas relevantes acerca do autismo no contexto infantil, as formas de intervenção e terapias que são indicadas. Kyle, um garoto autista retratado no filme “After Thomas” foi o caso de estudo que nos embasando para desenvolver um produto preocupado com conforto e segurança. Para o processo adotamos uma metodologia de design,que nos propiciou uma sólida diretriz para o processo criativo, auxiliando tanto na compreensão do mesmo,como na consideração da multiplicidade de informações que envolveram esse estudo. Desenvolvemos também uma metodologia para considerar todas as variáveis relevantes – provenientes do caso e da literatura - e utilizamos uma matriz decisória que, ao considerá-las num contexto, nos auxiliou a decidir como atender a cada delas, justificando nosso artefato. O resultado desse percurso finalizou-se na construção de um casaco, projetado para promover conforto e segurança. Sendo também um brinquedo, o mesmo redireciona a atenção do usuário para o mundo exterior, bloqueando os efeitos da estereotipia. Para além do próprio processo, a contribuição para a área está na metodologia que permite considerar as variáveis e justificar o artefato.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36386
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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