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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36076
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Mayara de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T13:41:54Z | - |
dc.date.available | 2020-01-17T13:41:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-22 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Mayara de Souza. O ensino de fração em cursos de licenciatura em pedagogia: um estudo em duas IFES. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36076 | - |
dc.description.abstract | Documentos orientadores da educação no Brasil consideram relevante o trabalho com frações e recomendam que o ensino desse conteúdo seja introduzido na etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A despeito da importância desse conhecimento no ensino de Matemática, pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional apontam várias dificuldades que estudantes apresentam na aprendizagem de frações. Nunes et al. (2003) atribui essas dificuldades ao fato de não serem considerados os diferentes significados das frações no trabalho com esse conteúdo na escola. No tocante aos professores, pesquisas também apontam que estes apresentam dificuldades relacionadas ao conceito de frações. Uma conclusão desses estudos é que se faz necessário aprofundar o trabalho com frações em cursos de formação inicial e continuada de professores. Nesta pesquisa objetiva-se em termos gerais analisar a formação de professores dos anos iniciais para o ensino de frações em cursos de Licenciatura em Pedagogia em duas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Em termos específicos, busca-se: identificar o perfil do Curso de Licenciatura em Pedagogia das duas IFES no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) e como a Matemática é abordada nesses documentos; levantar a presença do conteúdo de frações nos planos de curso de disciplinas que tratem do ensino de Matemática; analisar a abordagem do conceito de frações pelos docentes que lecionam esse conteúdo nos cursos, identificando os conhecimentos mobilizados por eles, na perspectiva de Ball e colaboradores (2008). Com base na pesquisa qualitativa, analisamos os Projetos dos Cursos de duas instituições, nomeadas Universidade A e Universidade B, entrevistamos quatro docentes, sendo dois pertencentes a cada Instituição, e observamos suas aulas sobre o conteúdo de frações. Na Universidade A, assim como na B, os professores dispõem de pouco tempo para o ensino de frações o que possivelmente influencia na organização do ensino especializado desse conteúdo. Eles expressam conhecimento comum do conteúdo, conhecimento do conteúdo e ensino e conhecimento do conteúdo e estudantes. Além disso, na Universidade A, nenhum dos professores trabalha com os diferentes significados das frações. Destaca-se a complexidade e as dificuldades de aprendizagem desse conteúdo e sua importância na formação inicial em Pedagogia, contribuindo para o desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Frações – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | O ensino de fração em cursos de licenciatura em pedagogia : um estudo em duas IFES | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4572441762106447 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4514107834669536 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Guidance documents on education in Brazil consider working with fractions relevant and recommend that the teaching of this content be introduced in the early years of elementary school. Despite the importance of this knowledge in the teaching of mathematics, research conducted at national and international levels point to several difficulties that students have in learning fractions. Nunes et al. (2003) attributes these difficulties to the fact that the different meanings of fractions in working with this content at school are not considered. Regarding teachers, research also shows that they present difficulties related to the concept of fractions. A conclusion of these studies is that it is necessary to deepen the work with fractions in initial and continuing teacher training courses. This research aims at analyzing, in general terms, the training of teachers from initial years for the teaching of fractions in undergraduate courses in Pedagogy at two Federal Institutions of Higher Education - IFES. In specific terms, we seek to: identify the profile of the Degree in Pedagogy of the two IFES in the Pedagogical Project of the Courses (PPC) and how Mathematics is addressed in these documents; to raise the presence of the content of fractions in the course plans of the subjects that deal with the teaching of Mathematics; to analyze the approach of the concept of fractions by the teachers who teach this content in the courses, identifying the knowledge mobilized by them, in the perspective of Ball and collaborators (2008). Based on the qualitative research, we analyzed the Course Projects of two institutions, named A and B; we interviewed four teachers, two belonging to each institution, and observed their classes on the content of fractions. In University A, as well as in University B, teachers have little time to teach fractions, which possibly influences the organization of specialized teaching of this content. They express common knowledge of content, content knowledge and teaching and knowledge of content and students. Moreover, at University A, none of the teachers works with the different meanings of the fractions. We highlight the complexity and difficulties of learning this content and its importance in initial formation in Pedagogy, contributing to the professional development of future mathematics teachers of the early years of elementary school. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Mayara de Souza Ribeiro.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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