Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36074

Compartilhe esta página

Título: Gravidez na adolescência e escola : memória e educação em saúde
Autor(es): SIMAS, Thaynah Leal
Palavras-chave: Educação; Educação em saúde; Gravidez na adolescência; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 5-Jun-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SIMAS, Thaynah Leal. Gravidez na adolescência e escola: memória e educação em saúde. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2019.
Abstract: O trabalho “Gravidez na Adolescência e Escola: Memória e Educação em Saúde” analisou o depoimento de 126 mulheres que, em sua adolescência, estiveram grávidas enquanto eram estudantes para identificar: a) as experiências vividas na escola após a descoberta da gravidez; b) se o tema transversal saúde foi trabalhado em sua vida escolar e como. Para isso, foi aplicado um survey on-line, com questões fechadas, abertas e três espaços para depoimentos. Nesse sentido, para a análise dos dados, foram utilizados métodos mistos tais quais a história oral com a perspectiva de gênero de Guacira Lopes Louro, a análise de conteúdo pela perspectiva de Laurence Bardin e a teoria do feminismo matricêntrico de Andrea O’Reilly. Nos primeiros capítulos, estabelecemos um panorama sobre a gravidez na adolescência no mundo e no Brasil, também explanamos como se dá a inserção do tema saúde nas escolas do mundo e do Brasil, e apresentamos um retrato geral sobre o tema transversal saúde e sobre um projeto intersetorial entre o ministério da educação e da saúde chamado Programa Saúde na Escola (PSE). Em nossos achados, identificamos que a escola e aqueles que trabalham nela encontram fragilidades para trabalhar o tema saúde, assim como a escola também não está preparada para a presença de adolescentes grávidas, onde vários julgamentos morais, alguns processos vexatórios e falta de orientações sobre saúde coadunam na precarização da educação e da saúde da adolescente, que eventualmente se evade e enfrenta diversos problemas acarretados pela falta de acolhimento na escola. Por fim, concluímos que é preciso melhorar a abordagem da educação em saúde na escola e promover uma sensibilização sobre o tema gravidez na adolescência e as possibilidades de intervenções positivas da escola para sua prevenção e eventual apoio às adolescentes grávidas.
Descrição: SIMAS, Gravidez na adolescência e escola: memória e educação em saúde, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEAL, Thaynah Simas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36074
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thaynah Leal Simas.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons