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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36057

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELIAN, Rosalie Barreto-
dc.contributor.authorMELO, Renato de Souza-
dc.date.accessioned2020-01-17T12:52:41Z-
dc.date.available2020-01-17T12:52:41Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationMelo, Renato de Souza. Eficácia do uso de jogos baseados em realidade virtual para melhorar o desempenho de habilidades motoras, desfechos clínicos e funcionais de crianças com perda auditiva sensórioneural: um ensaio clínico randomizado e controlado. 2019. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36057-
dc.description.abstractInstabilidades no controle postural e os distúrbios no equilíbrio e na marcha têm sido, frequentemente, relatados em crianças com perda auditiva sensórioneural (PAS), em virtude, das disfunções vestibulares que estas crianças estão propensas a apresentar, devido à lesão na orelha interna. Entretanto, investigações cujo o objetivo foi melhorar estas habilidades motoras nas crianças com PAS são escassas na literatura, ou apresentam baixa qualidade metodológica, segundo algumas revisões sistemáticas publicadas sobre o tema. Assim, o objetivo desse estudo foi observar a eficácia do uso de jogos baseados em realidade virtual para melhorar habilidades motoras, desfechos clínicos e funcionais de crianças com PAS, de ambos os sexos, com faixa etária entre 7-11 anos, comparados a um programa de exercícios terapêuticos de reabilitação vestibular. Trata-se de um ensaio clínico, randomizado e controlado, desenvolvido em escolas da rede estadual de ensino, ou em redes de apoio à saúde das crianças com PAS, no município de Caruaru-PE. O estudo envolveu 30 crianças, que foram randomizadas e alocadas para dois grupos, um deles utilizou jogos baseados em realidade virtual como intervenção, denominado de grupo intervenção: (GI: n= 15), o outro grupo praticou exercícios terapêuticos de reabilitação vestibular: o grupo controle: (GC: n= 15). Foram consideradas neste estudo como habilidades motoras: o controle postural, o equilíbrio estático e as habilidades motoras relacionadas ao equilíbrio. Como desfechos funcionais tivemos a marcha e a incapacidade funcional e como os desfechos clínicos a frequência das quedas e a satisfação. O controle postural e o equilíbrio estático foram mensurados por análise estabilométrica, utilizando uma plataforma de força. As habilidades motoras relacionadas ao equilíbrio foram analisadas pela Escala de Equilíbrio Pediátrico, a velocidade da marcha pelo teste Timed Up and Go e o Índice de Marcha Dinâmica (DGI) foi utilizado para observar as tarefas funcionais relacionadas à marcha. A incapacidade funcional foi mensurada pelo Inventário de Avaliação da Incapacidade Pediátrica, a frequência das quedas e satisfação com a intervenção pelos relatos das mães e da criança inseridas na ficha de avaliação deste estudo. Após as intervenções as crianças de ambos os grupos apresentaram melhor controle postural, porém aquelas do GC apresentaram maior redução das oscilações do centro de pressão (COP): Antero-posterior (AP): (p= 0.001) e médio-lateral (ML): (p= 0.010); o mesmo ocorreu com o equilíbrio estático: (p= 0.001), e as crianças do GC apresentaram menor área de deslocamento do COP. As crianças do GC demonstraram ainda, melhor desempenho nas tarefas funcionais relacionadas à marcha: DGI: (p= 0.011) e melhor capacidade funcional: (p= 0.019), comparadas ao GI. O uso dos jogos baseados em realidade virtual apresentou efeito clínico positivo sobre os desfechos analisados nas crianças com PAS, entretanto, os exercícios terapêuticos de reabilitação vestibular demonstraram um efeito ainda maior para melhorar as habilidades motoras e desfechos funcionais das crianças com PAS. Esse aprimoramento motor observado nas crianças do GC após a intervenção com os exercícios terapêuticos de reabilitação vestibular, repercutiu, principalmente, sobre o controle postural, equilíbrio estático, nas tarefas funcionais relacionadas à marcha e na capacidade funcional das crianças do presente estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquilíbrio posturalpt_BR
dc.subjectMarchapt_BR
dc.subjectModalidades de fisioterapiapt_BR
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.titleEficácia do uso de jogos baseados em realidade virtual para melhorar o desempenho de habilidades motoras, desfechos clínicos e funcionais de crianças com perda auditiva sensórioneural : um ensaio clínico randomizado e controladopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLAMBERTZ, Karla Mônica Ferraz Teixeira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3653836933415249pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0171195237052575pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxPostural control instabilities and balance and gait disturbances have been frequently reported in children with sensorineural hearing loss (SNHL), due to vestibular dysfunctions that these children are prone to present due to damage to the inner ear. However, investigations aimed at improving these motor skills in children with SNHL are scarce in the literature, or have low methodological quality, according to some systematic reviews published on the topic. Thus, the aim of this study was to observe the effectiveness of the use of virtual reality-based games to improve motor skills, clinical and functional outcomes of children with SNHL, both sexes, age range 7-11 years old, compared to a program of vestibular rehabilitation therapeutic exercises. This is a randomized controlled clinical trial, developed in schools of the state school system or in health support networks for children with SNHL, in the city of Caruaru-PE. The study involved 30 children, who were randomized and allocated to two groups, one of them using virtual reality-based games as an intervention, called the intervention group: (GI: n= 15), the other group practiced vestibular rehabilitation therapeutic exercises: control group: (GC: n= 15). The following motor skills were considered in this study: postural control, static balance and balance-related motor skills. Functional outcomes were gait and functional disability and clinical outcomes were frequency of falls and satisfaction. Postural control and static balance were measured by stabilometric analysis using a force platform. Balance-related motor skills were analyzed by the Pediatric Balance Scale, gait speed by the Timed up and Go test, and the Dynamic Gait Index (DGI) was used to observe the gait-related functional tasks. Functional disability was measured by the Pediatric Disability Assessment Inventory, frequency of falls, and satisfaction with the intervention by the reports of mothers or parents and of child inserted in the evaluation sheet of this study. After the interventions, children in both groups presented better postural control, but those in the CG presented greater reduction in center of pressure oscillations (COP): Anteroposterior (AP): (p= 0.001) and medio-lateral (ML): (p= 0.010); the same happened with the static balance: (p= 0.001) and the children of the CG presented smaller COP displacement area. CG children also showed better performance in gait-related functional tasks: DGI: (p= 0.011) and better functional capacity: (p= 0.019), compared to GI. The use of virtual reality-based games had a positive clinical effect on the outcomes analyzed in children with SNHL; however, the vestibular rehabilitation therapeutic exercises demonstrated an even greater effect to improve motor skills and functional outcomes of children with SNHL. This motor improvement observed in the children of CG after the intervention with the vestibular rehabilitation therapeutic exercises, mainly reflected on postural control, static balance, on gait-related functional tasks and functional capacity of the children of the present study.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0660554259922935pt_BR
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