Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36054

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Luciana Leila Fontes-
dc.contributor.authorRABELLO, Daniele Cristine Cavalcanti-
dc.date.accessioned2020-01-17T12:40:09Z-
dc.date.available2020-01-17T12:40:09Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.citationRABELLO, Daniele Cristine Cavalcanti. Compreendendo as inter-relações entre gênero, sexualidade, família e religião na formação em Psicologia. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36054-
dc.description.abstractNeste trabalho, analisamos a formação em Psicologia atravessada pelos marcadores gênero, sexualidade, família e religião e seus desdobramentos para a construção e consolidação do conhecimento científico da Psicologia. Para tanto, buscamos interrogar como as/os discentes do curso de Psicologia da instituição trabalhada manejam as concepções de gênero, sexualidade, família e religião/laicidade; investigar o desdobramento das concepções de gênero, sexualidade, família e religião no curso de Psicologia e realizar uma contribuição teórico-política para a Psicologia. Utilizamos a pesquisa de natureza qualitativa e interventiva, por meio da análise documental do Projeto Pedagógico e o currículo vigente do curso de Psicologia da universidade e oficinas com um grupo de discentes. Nas oficinas ainda buscamos assegurar os objetivos a partir de uma entrevista semiestruturada contendo questões norteadoras, caso estas não houvessem sido trabalhadas ao final de cada encontro. O conteúdo produzido foi submetido à Análise Descritiva das Práticas Discursivas e Não-discursivas. Compreendemos que o curso de Psicologia possui lacunas e potencialidades referentes às temáticas de gênero, sexualidade, família e religião. Refere uma dimensão de posicionamentos políticos-pedagógicos que deixam abertura para falta de apropriação teórica que embase a prática profissional ante a multiplicidade humana, bem como se faz espaço de criticidade com possibilidade de construção de conhecimento desses conteúdos. Objetivamos que o processo da pesquisa e seus resultados possam estar imbricados com a ampliação das discussões e produção de conhecimento acerca da diversidade humana, no que tange ao gênero, à sexualidade, à família e considerando ainda as multiplicidades religiosas. E ainda que este produto se dirija a um repensar as fissuras do curso, de modo a aprimorar a formação no compromisso da Psicologia com as questões sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.titleCompreendendo as inter-relações entre gênero, sexualidade, família e religião na formação em Psicologiapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3856029018290717pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4724980464438407pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxIn this work, we analyze the formation in Psychology crossed by the markers gender, sexuality, family and religion and its unfolding for the construction and consolidation of the scientific knowledge of Psychology. Therefore, we seek to question how the students of the Psychology course of the institution worked manage the conceptions of gender, sexuality, family and religion / secularity; to investigate the unfolding of conceptions of gender, sexuality, family and religion in the Psychology course and to make a theoretical-political contribution to Psychology. We used qualitative and intervention research, through the documentary analysis of the Pedagogical Project and the current curriculum of the university psychology course and workshops with a group of students. In the workshop we still seek to ensure the objectives from a semi-structured interview containing guiding questions, if they had not been worked out at the end of each meeting. The content produced was submitted to Descriptive Analysis of Discursive and Non-Discursive Practices. We understand that the Psychology course has gaps regarding the themes of gender, sexuality, family and religion. It refers to a dimension of political-pedagogical positions that leave openness for lack of theoretical appropriation that encapsulates the professional practice before the human multiplicity, as well as making room for criticality with the possibility of building knowledge of these contents. We aim that the research process and its results may be imbricated with the expansion of the discussions and production of knowledge about human diversity, with regard to gender, sexuality, family and considering the religious multiplicities. And although this product is directed to a rethinking of the fissures of the course, in order to improve the formation in the commitment of the Psychology with the social questions.pt_BR
dc.description.abstractxDans ce travail, nous analysons la formation en psychologie traversée par les marqueurs genre, sexualité, famille et religion et son déroulement pour la construction et la consolidation des connaissances scientifiques en psychologie. Nous cherchons donc à nous interroger sur la manière dont les étudiants du cours de psychologie de institution a travaillé gèrent les conceptions du genre, de la sexualité, de la famille et de la religion / laïcité; étudier le développement des conceptions du genre, de la sexualité, de la famille et de la religion dans le cours de psychologie et apporter une contribution théorico-politique à la psychologie. Nous avons utilisé des recherches qualitatives et d’intervention, à travers l’analyse documentaire du projet pédagogique, le programme actuel du cours de psychologie de l’université et des ateliers avec un groupe d’étudiants. Dans l’atelier, nous cherchons toujours à garantir les objectifs à partir d’un entretien semi-structuré contenant des questions directrices, s’ils n’avaient pas été définis à la fin de chaque réunion. Le contenu produit a été soumis à l'analyse descriptive des pratiques discursives et non discursives. Nous comprenons que le cours de psychologie à l'université présente de lacunes en ce qui concerne les thèmes du genre, de la sexualité, de la famille et de la religion. Il fait référence à une dimension des positions politico-pédagogiques qui laisse ainsi une ouverture au manque d'appropriation théorique qui encapsule la pratique professionnelle avant la multiplicité humaine. Notre objectif est que le processus de recherché et ses résultats soient imbriqués par l’élargissement des discussions et la production de connaissances sur la diversité humaine, en ce qui concerne le genre, la sexualité, la famille et la prise en compte des multiplicités religieuses. Et bien que ce produit vise à repenser les fissures du cours, afin d'améliorer la formation dans l'engagement de la psychologie avec les questions sociales.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Daniele Cristine Cavalcanti Rabello.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons