Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35984

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorAMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-01-15T16:07:31Z-
dc.date.available2020-01-15T16:07:31Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.citationAMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de. Imagem avaliativa de cenas de frentes de lojas dos Centros de Compras do arranjo produtivo local de confecções do Agreste de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35984-
dc.description.abstractAs pesquisas sobre qualidade visual buscam contribuir para com a melhoria dos projetos por não deixar para trás as considerações empíricas dos seus usuários. Esta pesquisa tem como objetivo obter informações empíricas sobre a qualidade visual percebida em frentes de lojas de Centros de Compras do APL de confecções do Agreste de Pernambuco. Para tal foi considerada a opinião de dois diferentes grupos (especialistas e não especialistas) em projetos, quanto aos julgamentos sobre as lojas do tipo satélite e quiosque, analisadas sob a ótica dos conceitos de complexidade e coerência. Para configurar o desenho da investigação foi utilizada a Teoria das Facetas e como instrumento para coleta de dados um formulário on-line baseado no Sistema de Classificações Múltiplas. Os dados foram interpretados pela Análise de Estrutura da Similaridade (Similarity Structure Analysis – SSA), com o auxílio do programa computacional HUDAP (Hebrew University Data Analysis Package). As indicações e conceitos iniciais confirmaram a consistência da coerência e da complexidade relacionadas aos tipos de loja (satélite e quiosque) existentes nos referidos Centros de Compras, sendo também apurado consenso parcial dos resultados entre os dois grupos sobre os julgamentos emocionais/afetivos. A complexidade mínima foi preferida pelos especialistas e a complexidade de moderada a alta pelos não especialistas, quanto ao nível de coerência os especialistas preferem alta coerência e os não especialistas baixa coerência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomia do ambiente construídopt_BR
dc.subjectQualidade visualpt_BR
dc.subjectCentro de Compraspt_BR
dc.subjectTeoria das Facetaspt_BR
dc.titleImagem avaliativa de cenas de frentes de lojas dos Centros de Compras do arranjo produtivo local de confecções do Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8429701575510129pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxVisual quality researches seek to contribute to the consideration of people's opinions on the designing of projects. This research aims to gather empirical information about the perceived visual quality on the storefront of clothing stores of the APL Shopping Centers in the countryside of Pernambuco. The opinions of a group of the specialists and a group of non-specialists were considered, regarding the judgment of the different types of store, satellite and kiosk, analyzed from the point of view of the complexity and coherence. The Facet Theory was used as an instrument in order to configure the research design and a multiple-choice online form was also used as a way of data collection. The data were interpreted by Similarity Structure Analysis (SSA), with the aid of the HUDAP (Hebrew University Data Analysis Package) computer program. The initial concepts and indications confirmed the consistency of coherence and complexity related to the different type of store, satellite and kiosks, in said Shopping Centers. It was also assessed a partial consensus of the results between the two groups related to the emotional / affective judgments. While the specialist preferred an environment with a minimal complexity, the non-specialist, preferred an environment with high and moderate complexity. And regarding the coherence level on the environment, the specialist preferred high, whilst the non-specialist, low.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cintia Raquel Ferreira de Amorim.pdf7,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons