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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35717

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Título: Avaliação das políticas públicas para educação a distância no Brasil : análise dos elementos para construção de um modelo de avaliação de efetividade da Universidade aberta do Brasil
Autor(es): SILVA, Kátia Cilene da
Palavras-chave: Educação – Política pública; Política pública - Avaliação; Ensino à distância; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 8-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Kátia Cilene da. Avaliação das políticas públicas para educação a distância no Brasil: análise dos elementos para construção de um modelo de avaliação de efetividade da Universidade aberta do Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018
Abstract: Esta tese tem por objetivo a análise dos elementos necessários para a construção de um modelo de avaliação da efetividade das políticas públicas em educação a distância no Brasil, situando o papel da Educação a Distância nas políticas de expansão do Ensino Superior no Brasil e identificando suas possíveis relações com a avaliação da qualidade em Educação a Distância. Para tanto se caracteriza por uma pesquisa qualitativa com apoio quantitativo, onde foram utilizados dois tipos de dados (dispositivos normativos legais e dados coletados na pesquisa de campo). Para a composição das dimensões e as variáveis de análise adotadas para o desenvolvimento do modelo de avaliação proposto, foi realizada uma extensa revisão de literatura sobre a área, através da qual foram identificados os indicares de avaliação utilizados para as diferentes dimensões de análise; sendo que, para as dimensões não contempladas pelos estudos pesquisados, os indicadores foram criados pela pesquisadora, com base em sua experiência com o sistema Universidade Aberta do Brasil. Foi estudada a Teoria do Programa como base metodológica para construção dos indicadores de avaliação a serem propostos, assim como a Teoria da Complexidade como base teórica para a compreensão dos fenômenos relacionados à complexidade de se avaliar a efetividade da Universidade Aberta do Brasil como política pública; aqui observada com um sistema complexo. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos diferentes (um questionário fechado e dois roteiros semiestruturados), contemplando os diferentes sujeitos participantes da pesquisa. Como resultados parciais foram obtidos uma análise crítica, tanto do Marco Regulatório da Educação a Distância, quanto da evolução histórica das discussões sobre a avaliação da qualidade. Já como resultado final foi apresentado um conjunto de indicadores de avaliação da Universidade Abertado Brasil como política pública, os quais poderão ser utilizados futuramente para a construção de um modelo e de instrumentos de avaliação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35717
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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