Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35518

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Humberto da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Levi Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-12-06T12:21:57Z-
dc.date.available2019-12-06T12:21:57Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationSILVA, Levi Cavalcanti. Ensino de história e direito humanos: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula. 2019 . Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35518-
dc.description.abstractA relação entre o ensino de História e os direitos humanos ocorre através da perspectiva da transversalização de temas sensíveis em processos de ensino-aprendizagem da História, como a violência das “punições exemplares”, motivadoras de movimentos sociais de luta por direitos na Velha República, junto com a violência empregada pelo Estado brasileiro aos líderes desses movimentos. Este trabalho tem o objetivo de debater a transversalidade dos direitos humanos no ensino de História, através de abordagens didáticas do Movimento dos Marinheiros de 1910, no Ensino Fundamental. A partir de consulta bibliográfica e análise de um livro didático para o ensino de História, a pesquisa busca responder à indagação sobre como trabalhar o Movimento Reivindicatório dos Marinheiros de 1910 como um tema sensível. Para percorrer esse caminho, decidimos analisar as novas perspectivas do ensino de História e suas relações com os direitos humanos e discutir a “Revolta da Chibata” como um tema sensível, para além da sala de aula, por meio das novas perspectivas historiográficas desse acontecimento histórico. Além disso, a pesquisa objetiva elaborar uma proposta didática visando contribuir para a aprendizagem histórica do Movimento dos Marinheiros de 1910, demonstrando a relação entre o ensino de História e uma educação para os direitos humanos, mediante processos de ensinoaprendizagem do referido acontecimento histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDireitos humanos no ensino de Históriapt_BR
dc.subjectRevolta da chibatapt_BR
dc.subjectMovimento reivindicatório dos marinheirospt_BR
dc.subjectEnsinoaprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de história e direito humanos: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5156713558859404pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1254987493556824pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe relationship between history teaching and human rights occurs through the perspective of mainstreaming sensitive themes in teaching-learning processes in history, such as the violence of "exemplary punishments", motivating social movements to fight for rights in the Old Republic, along with the violence employed by the Brazilian state to the leaders of these movements. This work aims to discuss the transversality of human rights in the teaching of History, through didactic approaches of the 1910 Sailors Movement, in Elementary School. From a bibliographical consultation and analysis of a didactic book for the teaching of History, the research seeks to answer the question about how to work the Claimant Movement of the Sailors of 1910 as a sensitive subject. In order to follow this path, we decided to analyze the new perspectives of the teaching of History and its relations with human rights and to discuss the "Revolt of the Whip" as a sensitive theme, beyond the classroom, through the new historiographical perspectives of this historical event. In addition, the research aims to elaborate a didactic proposal to contribute to the historical learning of the 1910 Movement of Mariners, demonstrating the relationship between history teaching and human rights education, through teaching-learning processes of this historical event.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Levi Cavalcanti Silva.pdf5,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons