Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35506
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MAGNATA, Simey de Souza Leão Pereira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sergivaldo Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T22:14:59Z | - |
dc.date.available | 2019-12-05T22:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sergivaldo Leite da. Os conteúdos da genética a partir do jogo didático trilha das ervilhas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35506 | - |
dc.description.abstract | Os jogos didáticos promovem uma socialização entre os estudantes, colaborando com a troca de conhecimentos, podendo desta forma, facilitar a memorização e a apropriação dos conteúdos. O presente trabalho se justifica pela necessidade de se um novo mecanismo no ensino de genética que proporcione, uma melhor compreensão a partir de uma dinâmica diferenciada, apresentada nos jogos didáticos. Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo aplicar um jogo de tabuleiro, que pudesse trabalhar os conteúdos da genética no ensino médio, e que tenha a aplicação em sala de aula. É importante lembrar que o jogo foi construído tendo como base em jogos tradicionais existentes no mercado. Os tabuleiros do jogo e os cartões perguntas foram elaborados por um grupo de estudantes de uma escola pública estadual no município de Ribeirão, Estado de Pernambuco. Como participantes voluntários, tivemos 120 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para a realização deste trabalho usamos quatro fases: fase de sondagem; fase de elaboração/produção do jogo; fase de execução do jogo e fase de análise dos resultados. Para obter os resultados utilizamos primeiro uma roda de conversa para identificar o grau de conhecimento dos estudantes onde as questões foram apresentadas coletivamente e anotadas pelo pesquisador pela similaridade das respostas, e para consolidar os dados utilizamos um diário de bordo onde foi adicionado um questionário com a intenção de coletar informações a respeito do jogo didático. Nesse contexto, a produção do jogo didático trilhas das ervilhas foi possível, bem como a aplicação desse produto trouxe uma aceitação satisfatória de 17% dos estudantes em relação ao jogo. Além disso, em torno de 24% dos estudantes demonstraram uma melhora nos seus conhecimentos sobre o tema abordado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Lúdica | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.title | Os conteúdos da genética a partir do jogo didático trilha das ervilhas | pt_BR |
dc.title.alternative | Os conteúdos da genética a partir do jogo didático "trilha das ervilhas" | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1065202460730969 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4168915904944040 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The didactic games promote a socialization among the students, collaborating with the exchange of knowledge, being able, in this way, to facilitate the memorization and appropriation of the contents. The present work is justified by the necessity of a new mechanism in the teaching of genetics that provides, a better understanding from a differentiated dynamics, presented in didactic games. In view of the above, the objective of the work was to apply a board game, which could work the contents of genetics in high school, and have the application in the classroom. It is important to remember that the game was built based on traditional games in the market. The game boards and question cards were prepared by a group of students from a state public school in the city of Ribeirão, State of Pernambuco. As volunteer participants, we had 120 students in the 3rd year of high school. For the accomplishment of this work we use four phases: probing phase; stage of elaboration / production of the game; phase of the game and phase of analysis of results. To obtain the results we first used a conversation wheel to identify the degree of knowledge of the students where the questions were presented collectively and annotated by the researcher by the similarity of the answers, and to consolidate the data we used a logbook where a questionnaire was added with the intention of collecting information about the didactic game. In this context, the production of the didactic game trails of the peas was possible, and the application of this product brought a satisfactory acceptance of 17% of students in relation to the game. In addition, around 24% of the students demonstrated an improvement in their knowledge about the subject. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sergivaldo Leite da Silva.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons