Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35498

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Edivaldo Jerônimo Pereira do-
dc.date.accessioned2019-12-05T20:25:34Z-
dc.date.available2019-12-05T20:25:34Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Edivaldo Jeronimo Pereira do. Contribuições da audiodescrição para o ensino de células animais no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35498-
dc.description.abstractA maioria das pessoas com deficiência que cursam o ensino médio da rede pública do estado de Pernambuco assiste às aulas, em turmas, acompanhadas dos demais educandos que não apresentam nenhum tipo de deficiência (Censo Escolar 2017). A metodologia utilizada para a turma é a mesma aplicada para as pessoas com deficiência, desta forma os estudantes cegos compreendem os conteúdos trabalhados de acordo com as aulas orais ministradas pelos professores. Considerando a necessidade de adaptação para empoderar a aprendizagem das pessoas com deficiência, o trabalho em questão busca traduzir com a audiodescrição imagens de células animais eucariontes do livro de biologia usado no primeiro ano do ensino médio. A pesquisa desenvolvida teve como finalidade a produção de algumas orientações de como construir uma audiodescrição de uma célula eucarionte animal assunto que faz parte da temática de citologia que compõem obrigatoriamente o currículo do primeiro ano do ensino médio. As orientações poderão ser utilizadas por professores de biologia do ensino médio de qualquer região do Brasil. As audiodescrições produzidas proporcionarão uma melhor compreensão do assunto citado acima, levando em consideração que a escola deve ser inclusiva, essa tecnologia assistiva atuará como uma ferramenta imprescindível no desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência. O professor poderá usar as audiodescrições com todos os estudantes da turma e não somente com os que necessitam desta prática inclusiva. O processo de inclusão planejado e estruturado desde a educação infantil possibilitará uma verdadeira condição de igualdade. Onde os envolvidos sintam, demonstrem, falem ou externalizem sem qualquer forma de discriminação e exclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectBiologia Celularpt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.titleContribuições da audiodescrição para o ensino de células animais no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5925351230814963pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxMost people with disabilities who attend high school in the state of Pernambuco attend classes, in classes, accompanied by other students who have no disabilities (School Census 2017). The methodology used for the class is the same applied to people with disabilities, so blind students understand the contents worked according to the oral classes taught by the teachers. Considering the need for adaptation to empower learning for people with disabilities, the work in question seeks to translate with the audio description images of eukaryotic animal cells from the biology textbook used in the first year of high school. The research developed aimed to produce some guidelines on how to build an audio description of an animal eukaryotic cell subject that is part of the subject of cytology that compose the curriculum of the first year of high school. The guidelines may be used by high school biology teachers from any region of Brazil. The audio descriptions produced will provide a better understanding of the subject mentioned above, considering that the school must be inclusive, this assistive technology will act as an essential tool in the cognitive development of people with disabilities. The teacher will be able to use the audio descriptions with all students in the class and not only those who need this inclusive practice. The planned and structured inclusion process since early childhood education will enable a true level playing field. Where stakeholders feel, demonstrate, speak or outsource without any form of discrimination and exclusion.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edivaldo Jeronimo Pereira do Nascimento.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons