Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35223

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega-
dc.contributor.authorFANELLI, Karina Xavier-
dc.date.accessioned2019-11-11T17:18:33Z-
dc.date.available2019-11-11T17:18:33Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.date.submitted2019-11-11-
dc.identifier.citationFANELLI, Karina Xavier. A percepção de valor de marca e os elementos de design: Como o consumidor da marca Osklen estabelece essa relação? Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35223-
dc.description.abstractA composição dos elementos de design e estilo são utilizados pelo designer como um ferramental para a criação de peças e para o desenvolvimento de coleções, garantindo que essas possuam a necessária unidade entre as peças que as compõem e assim, ganhe força de venda, transmitam as narrativas da marca (seus valores, sua parte intangível - promessas, benefícios e atributos associados ao produto), bem como gere significados por meio da temática trabalhada, assumindo as funções estéticas, simbólicas e práticas de um produto. Contudo, apesar do trabalho do design efetuado por meio da composição desses elementos considerar os atributos da marca e ser realizado em busca de fortalecer sua identidade, a imagem da marca se dá pela percepção que o consumidor constrói acerca dessa identidade, dada também por meio dos aspectos tangíveis presentes em seus produtos, embalagem, comunicação, ambiente de vendas etc. Nesse sentido, tomando um caminho contrário ao da criação, buscamos identificar como os valores de peças de vestuário da marca Osklen percebidos pelo consumidor são atribuídos aos elementos de design e estilo. Para tanto, aplicamos uma entrevista semiestruturada em um consumidor fidelizado da marca, que nos apresentou três peças de vestuário, analisando o que a marca representava para ele e justificando os motivos que o levaram a decisão de compra. A análise de discursos seguiu os três passos indicados por Gil, que são: a) o agrupamento dos dados por temas ou categorias, respeitando o objetivo da pesquisa; b) a organização das categorias em termos de sua semelhança, diferença e inter-relacionamento; c) a conclusão que emerge o significado dos dados em termos de regularidades, padrões e explicações. Nossos resultados apontaram que o consumidor atribui aos elementos de design e estilo valores particulares, de sua experiência de uso, e que a marca significa para ele a representação de status e bom gosto.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectModa - Estilopt_BR
dc.titleA percepção de valor de marca e os elementos de design: como o consumidor da marca Osklen estabelece essa relação?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164991E3&tokenCaptchar=03AOLTBLTt2x8gvc_1qIqxBN0PcmIfVPqZfUNwIIBag12BoZfUQDQkPYHBLI-qu_7lkfzpFsK3zkGBcroj5Wyqua6WwmqlX4T0IAATCfUk3O_vXj3bWQyc7eWj5YvmNePZvLx-htQBUaC1eAXwrsjNJviM0K3SJJw_COq79gJ7DdPzAlRsV7mm7gYN0DcklmkZgCyh44TNR1TjPiZkpa8Mkjy1p3XvU7b8oFTWRC6Jc5_-0TeYsUZy2o-un2AhnC66pMEkAPFRL7fYd9yR8AZfkoCHVYCmyFeA_hG7o427q4ubq3lu8FDmsTyi7dfQZDnR0wJd54eUOjoNwcdACURVUSQuop53eut9JOf3YXgR_rQn0J7789uMrEkdrN2n42LJFZR9bzQzshUqqFyIiL3uWX-fRhV9KkFN9Zf2-07Y1etmzBV0cjkkzq6PohV6XZDLRbkUWCZhBR7x_RLu6fJsr_em9Zgdhjv6yftuFInqR8V_oYhOYVqvQynMuy5Mu_9X9L_ZZICE1-FQpt_BR
dc.description.abstractxThe composition of the design elements and style are used by the designers as an instrument for the creation of pieces of clothing and for the development of clothing-collections, ensuring that they have a necessary unity among the pieces as the component and thus, as the sales force, transmit how your own keywords are executed, are assumed to be aesthetic, symbolic, and practical functions of a product. However, the work is designed to identify elements that consume the image and be carried out in search of its identity, the brand image is given by the information that the consumer constructs about this identity, also given by means of the tangible pixels gifts in your products, packaging, communication, sales environment etc. In this sense, looking for a way at least in the creation, we look for identifying the main components of clothes of the brand Osklen perceived by the consumer are recognized by the elements of design and style. To do so, we applied a semi-structured interview in a loyal consumer of the brand, who gave us three pieces of clothing, analyzing what the brand represented for him and justifying the reasons that led to a purchase decision. A series of speeches followed and the three steps defined by Gil are: a) grouping of data by theme or category, respecting the purpose of the research; b) the organization of categories of similarity, difference and interrelation; c) a conclusion that is associated with regularity data, standards and explanations. The results were the indicators attributed to the design elements and style of particular values, from their experience of use, and that a brand makes sense for a representation of status and good taste.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FANELLI, Karina Xavier.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons