Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35130

Compartilhe esta página

Título: Modelos de manutenção baseados em oportunidade considerando inspeção imperfeita e múltiplos critérios
Autor(es): MARSARO, Mônica Frank
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Manutenção oportuna; Inspeção imperfeita; Modelo matemático; Apoio à decisão multicritério; Teoria de valor multiatributo
Data do documento: 2-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARSARO, Mônica Frank. Modelos de manutenção baseados em oportunidade considerando inspeção imperfeita e múltiplos critérios. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Decisões no âmbito de gestão da manutenção podem repercutir em consequências para as empresas, tanto para o custo quanto para a confiabilidade das operações, o que faz com que a definição de uma política de manutenção mais adequada ao contexto analisado seja de suma importância. A literatura tem mostrado que a utilização de manutenção oportuna para definição da política de manutenção tem proporcionado bons resultados relacionados a custo e confiabilidade. Outrossim, avaliar periodicamente o estado do componente através de inspeções pode ser uma boa maneira para evitar falhas, porém, nem sempre, as ações de inspeção são perfeitas, assim, uma probabilidade de que ocorram erros precisa ser considerada. Dessa forma, a presente tese apresenta o desenvolvimento de um modelo analítico de minimização da taxa de custo de manutenção por unidade de tempo, que também calcula o tempo médio entre falhas operacionais, cuja principal contribuição é a consideração de inspeção imperfeita. A fim de investigar o impacto que a qualidade da inspeção possui nos resultados, foi realizada uma aplicação numérica que considera 3 cenários, em que, no primeiro, todas as ações de manutenção são realizadas por uma equipe local, com custos de manutenção e qualidade das inspeções mais baixos, o segundo, considerando que as ações são realizadas por uma equipe especializada, com custos e qualidade de inspeção mais elevados. O terceiro cenário se trata da utilização de ambas as equipes com funções diferentes, o que proporcionou a possibilidade de uma adaptação para o modelo analítico. Além disso, um modelo de decisão multicritério utilizando MAVT foi desenvolvido para a determinar a melhor política de manutenção, considerando como critérios a taxa de custo de manutenção por unidade de tempo e o tempo médio entre falhas operacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35130
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mônica Frank Marsaro.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons