Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34817

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Fábio Mascarenhas e-
dc.contributor.authorSobral, Natanael Vitor-
dc.date.accessioned2019-10-23T18:18:05Z-
dc.date.available2019-10-23T18:18:05Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.date.submitted2019-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34817-
dc.description.abstractPropõe uma estratégia metodológica para a geração de indicadores científicos do Estado de Pernambuco sobre os programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) a partir da utilização de dados contidos na Plataforma Lattes do CNPq e fontes documentais de avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como, o Caderno de Indicadores da CAPES. A abordagem utilizada foi a qualiquantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, descrição de processos e análise de redes sociais sob a ótica da Cientometria, que visa medir o progresso científico utilizando-se de critérios quantitativos. Para o processo de validação metodológica foi utilizado o programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. Os principais resultados encontrados descrevem um conjunto de procedimentos metodológicos que permitem a geração de indicadores científicos no estado de Pernambuco a partir de dois caminhos, o primeiro corresponde a um processo automático, e o segundo refere-se a uma estratégia manual, porém, ambos podem ser importantes no processo de geração de indicadores científicos úteis às avaliações científicas realizadas internamente pelos PPGs e externamente pelos órgãos reguladores em CT&I.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndicadores Científicospt_BR
dc.subjectProdução Científicapt_BR
dc.subjectProgramas de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia Metodológicapt_BR
dc.titleConstrução de Estratégia Metodológica para a Geração de Indicadores Científicos do Estado de Pernambuco em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu a Partir da Plataforma Lattes do CNPqpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9023999545198140pt_BR
dc.description.abstractxIt proposes a methodology for generating scientific indicators of the state of Pernambuco on the programs of post-graduate studies (PPG) from the use of data contained in the CNPq Lattes documentary sources and assessment in Science, Technology and Innovation (CT & I), such as the book Indicators CAPES. The approach used was qualitative and quantitative, using techniques of literature, description of processes and social network analysis from the perspective of Scientometrics, which aims to measure scientific progress using quantitative criteria. For the validation process methodological program was used to post-graduate studies in Public Health Research Center Aggeu Magellan / Fiocruz-PE. The main results describe a set of methodological procedures which allow the generation of scientific indicators in the state of Pernambuco from two biases, the first corresponds to an automatic process, and the second refers to a strategy manual, but both can be important in the generation of scientific indicators useful scientific assessments undertaken internally by PPG and externally by regulators in ST & I.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natanael Vitor Sobral.pdf603,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons