Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34638

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA JÚNIOR, Carlos Newton de Souza-
dc.contributor.authorCUNHA, Xavana Celesnah Rodrigues de Miranda-
dc.date.accessioned2019-10-15T17:14:19Z-
dc.date.available2019-10-15T17:14:19Z-
dc.date.issued2018-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34638-
dc.descriptionCUNHA, Xavana Celesnah Rodrigues de Miranda, também é conhecida em citações bibliográficas por: CELESNAH, Xavana; LIMA JÚNIOR, Carlos Newton de Souza, também é conhecido em citações bibliográficas por: NEWTON JÚNIOR, Carlospt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o intuito de contribuir para o estudo da História da Arte em Pernambuco, através da análise da obra da pintora Guita Charifker, elucidando a importância de seu trabalho no contexto artístico pernambucano. Também abrange reflexões sobre alguns momentos marcantes para o desenvolvimento das Artes Visuais em Pernambuco, como o Atelier Coletivo da década de 50, o Movimento da Ribeira, na década de 60 e a Oficina Guaianases de Gravura. Todos esses eventos fizeram parte da trajetória da artista, consolidando seu desenvolvimento profissional. Guita seguiu o rumo de uma artista independente, muitas vezes autodidata e que escolheu seguir uma vida com ênfase na liberdade, deixando em segundo plano o cotidiano familiar nos moldes tradicionais. Da sua trajetória de vida, focamos nos marcos para a carreira, buscando conectar os momentos por ela vividos com a sua produção artística. Da obra, percebemos temas recorrentes como seres híbridos, gosto pela paisagem e pela natureza dos jardins, que aqui serão abordados como símbolos para uma reflexão sobre seus possíveis significados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGuita Charifkerpt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectPintura no Brasilpt_BR
dc.subjectAquarela brasileirapt_BR
dc.titleA mulher, a casa e o jardim: itinerário poético de Guita Charifkerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7751909319594209pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2124060043624031pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to expand the study of the History of Art in Pernambuco, through the analysis of the work of the painter Guita Charifker, elucidating the importance of her work in the artistic context of Pernambuco. It also includes reflections on some important moments for the development of the Visual Arts in Pernambuco, such as the Atelier Coletivo of the 50s, the Ribeira Movement, in the 60s; and the engraving Guaianases workshop. All these events were part of the trajectory of the artist, consolidating her professional development. Guita followed the path of an independent artist, often self-taught and who chose to follow a life with an emphasis on freedom, leaving the familiar routine in the traditional way. From her life trajectory, we focus on the milestones for the career, seeking to connect the moments she lived with her artistic production. From the work, we perceive recurring themes as hybrid beings, a taste for the landscape and the nature of the gardens, which will be approached here as symbols for a reflection on their possible meanings.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Xavana Celesnah Rodrigues de Miranda Cunha.pdf8,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons