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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34457
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos | - |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Suedy Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T20:44:18Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T20:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34457 | - |
dc.description.abstract | No mundo atual em que o ter em detrimento do ser se tornou algo comum, discutir sobre dinheiro e sobre seu papel na sociedade se torna cada vez mais imprescindível. Trazer à população discussões sobre finanças e suas implicações com base nas escolhas feitas ao longo da vida se torna cada vez mais necessário. Ajudar a identificar a razão quando prevalece a emoção é uma das frentes em que a Educação Financeira Escolar (EFE) deve atuar. Diversos são os meios e as áreas que propiciam discussões no âmbito da Educação Financeira (EF) e certamente a Educação Matemática é um campo profícuo para isso. No cotidiano da escola, um dos principais recursos utilizados por professores e alunos são os livros didáticos, que, na nossa perspectiva, são também promotores de discussões sobre EFE. Nesse contexto, buscamos em nossa pesquisa analisar os livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados no PNLD (2017) na busca por atividades que apresentem potencial para trabalhos com Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), proposta por Skovsmose (2014). Analisamos as atividades de EFE encontradas nos livros segundo os Ambientes de Aprendizagem, como um recorte da teoria, além disso, realizamos análise do manual do professor, a fim de observar as sugestões fornecidas, considerando que elas são um elemento importante de orientação ao professor. Encontramos ao todo 504 atividades de EFE distribuídas nas onze coleções, concentradas no Ambiente de Aprendizagem 3 (semirrealidade + exercício). Do total de atividades, apenas 98 trazem alguma orientação ao professor, e quando a fazem é de forma resumida e pouco explorada. Percebemos também que há uma concentração dentro da Unidade Temática Álgebra com 256 atividades de Educação Financeira e que as Unidades Temáticas de Geometria, das Grandezas e Medidas e da Probabilidade e Estatística não trazem abordagem com EF. Concluímos que a EFE, embora seja um tema recente, já aparece consideravelmente nos livros do PNLD (2017), sendo contemplada em todas as 11 coleções. Ainda assim, destacamos que sua discussão deve ser reforçada e ampliada na perspectiva de formar cidadãos críticos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática (Primário) – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Educação financeira nos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5911887355635802 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3021252548409195 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In today's world where having it to the detriment of being has become commonplace, discussing money and its role in society becomes ever more imperative. Bringing discussions to the public about finance and its implications based on lifelong choices becomes more and more necessary. Helping to identify the reason when emotion prevails is one of the fronts on which Financial Education should act. Several are the means and the areas that provide discussions in the field of Financial Education, and certainly Mathematics Education is a good field for this. Thinking about in the school routines, one of the main resources used by teachers and students is textbooks, from our perspesctive, that they are also promoters of discussions about Financial Education. In this context, we seek in our research to analyze the textbooks of Mathematics of the Final Years of Primary Education approved in the PNLD (2017), in the search for activities that have potential for work with Financial Education in the light of Critical Mathematics Education (EMC), proposed by Skovsmose (2014). We have analyze the Financial Education activities found in the books according to the learning environments, as a clipping of the theory, in addition, we will perform analysis of the teacher's manual, in order to observe the given suggestions, considering that they are an important element of orientation to the teacher. We found of all 504 EFE activities distributed in the eleven collections, concentrated in the Learning Environment 3 (semi-reality + exercise). From a total of activities, only 98 bring some orientations to the teacher and when do it, is in summary form and few explored. Although it is only a teacher, and when a does is shy. Wee also see there is concentration within the unit Thematic Algebra with 256 Financial Education activities and within the Geometry, Quantities and Measures and Probability and the Statistics do not appear. We concluded that that EFE, although it is a recent theme, it longer appears more in the PNLD books (2017) be achieved in all 11 colections However, its implementation was reinforced and the perspective of training the people was strengthened and expanded | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Suedy Santos de Azevedo.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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