Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33729

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Débora Coutinho Paschoal-
dc.contributor.authorMELO, Newton Claizoni Moreno de-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:24:42Z-
dc.date.available2019-09-26T18:24:42Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33729-
dc.description.abstractEsta pesquisa partiu da dialética aparência-essência para se perguntar sobre o que aparece e o que se oculta por trás dos significados do trabalho veiculados pela literatura popular de gestão. Sendo o significado do trabalho caracterizado pela exterioridade, ou seja, pelo caráter social e compartilhado das suas representações, seu registro e, portanto, sua imediata aparência, foi buscada em objetivações dessas representações, em artefatos culturais concretos. Esses artefatos não são criações desconectadas das condições históricas concretas sob as quais se formam. Ao contrário, eles interiorizam as contradições, os desenvolvimentos e as possibilidades dessa mesma sociedade. A mídia de negócios é, certamente, um desses espaços onde devemos encontrar os significados atribuídos ao trabalho na sociedade contemporânea. Essa mídia é o conjunto dos meios de comunicação que tematizam sobretudo as técnicas de administração e o mundo das organizações, especialmente das empresas privadas. Dentre os produtos dessa mídia está uma literatura popular de gestão, ou literatura de pop-management, que compreende revistas e livros para consumo rápido, tanto por administradores, estudantes e professores de administração quanto pelo público em geral. Os conteúdos dessa literatura instituem uma cultura do management, ou simplesmente management, que é um imaginário social específico no qual os conceitos, pressupostos, códigos e padrões do mundo dos negócios extrapolam seu universo e passam a dar significação a outras esferas da sociedade, como ciência, tecnologia e arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectSignificado do trabalhopt_BR
dc.subjectSignificado objetivadopt_BR
dc.titleSignificados do trabalho na literatura popular de gestãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4954153761188897pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2657393049675305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis research started from the appearance-essence dialectic to ask what appears and what hides behind the meanings of work conveyed by popular management literature. Being the meaning of the work characterized by exteriority, that is, by the social and shared character of its representations, its register and, therefore, its immediate appearance, was sought in objectifications of these representations, in concrete cultural artifacts. These artifacts are not disconnected creations from the concrete historical conditions under which they are formed. On the contrary, they internalize the contradictions, the developments and the possibilities of that same society. Business media is certainly one of those spaces where we must find the meanings attributed to work in contemporary society. This media focus on management techniques and the world of organizations, especially private companies. Among the products of this media is a popular management literature, or pop-management literature, which comprises magazines and books for quick consumption by managers, students and management professors, and by the general public. The contents of this literature institute a culture of management, or simply management, which is a specific social imaginary in which the concepts, presuppositions, codes and standards of the business world extrapolate its universe and begin to give meaning to other spheres of society, such as science, technology and art.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Newton Claizoni Moreno de Melo.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons