Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33722

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Bárbara Sotero Caio-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:19:11Z-
dc.date.available2019-09-26T18:19:11Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33722-
dc.descriptionBARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MUZZIO, Henriquept_BR
dc.description.abstractA criatividade na atualidade é considerada o principal recurso econômico dos profissionais e organizações dentro do contexto da Economia Criativa. Sendo assim, é importante compreender como a criatividade dos indivíduos pode ser potencializada no contexto profissional. Nessa direção, este trabalho objetivou entender como ocorre e qual a influência da Criatividade Aberta em ambientes de coworking para a geração de novas ideias. Para tanto, foi feito um levantamento teórico acerca dos conceitos criatividade, inovação aberta e redes, que deram suporte ao entendimento sobre a ideia de Criatividade Aberta. Dessa forma, a pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo de estudo de casos múltiplos, os dados e informações foram coletados através de catorze relatos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com usuários de três ambientes de coworking localizados na cidade do Recife-PE, e através de observação do tipo participante e não-participante. Os achados indicam que a Criatividade Aberta emerge das características do ambiente de coworking, como compartilhamento de ativos tangíveis e intangíveis, diversidade de atuações profissionais, ausência de barreiras físicas e simbólicas; e, ainda, das ações e atividades empreendidas pelos usuários e pelos hosts do ambiente, que favoreçam a emergência de redes caracterizadas por relações de laços fracos, como apoio mútuo, parcerias transitórias ou não, trocas de ideias e experiências, eventos profissionais e reuniões formais e informais. Além disso também foram encontradas evidências empíricas que apontam para a ocorrência de práticas de Criatividade Aberta no campo onde se realizou o estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCriatividade abertapt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.titleCriatividade aberta: experiências sobre a ação em rede em ambientes de coworkingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6827808872660657pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1042906766573631pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxCreativity is currently considered the major economic resource of professionals and organizations within the context of the Creative Economy. Therefore, it is paramount to understand how creativity of individuals can be potentialized in a professional context. Thus, this work aimed to understand how Open Creativity occurs and determine its influence for the generation of new ideas in coworking environments. To reach the proposed goal, a theoretical survey was carried out on the concepts of creativity, open innovation and networks, which supported the understanding of Open Creativity. The research started from a qualitative, exploratory and descriptive approach, of multiple-case studies. Data and information were collected from 14 semi-structured reports, with users from three coworking environments in Recife –PE. Data from participant and non-participant observations were also gathered. Results suggested that Open Creativity emerges from coworking environment features, such as sharing of tangible and intangible resources, professional occupation diversity, lack of physical and symbolic barriers; as well as actions and activities undertaken by the environment users and hosts, which favored the emergence of networks, characterized by weak ties relationships, such as mutual support, transient (or not) cooperation, exchanges of ideas and experiences, professional events, and formal and informal meetings. Furthermore, empirical evidence of practices of open creativity, in the field of study, was also found.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Bárbara Sotero Caio Gonçalves.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons