Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33612

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Martins de-
dc.contributor.authorTORRES, Thaís Priscila de Souza-
dc.date.accessioned2019-09-25T17:35:41Z-
dc.date.available2019-09-25T17:35:41Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33612-
dc.description.abstractTomando a educação escolar enquanto espaço-tempo híbrido de produção de subjetividades, este estudo teve como objetivo compreender as narrativas sobre experiências escolares de jovens lésbicas. Norteiam a pesquisa os seguintes questionamentos: como a escola tem lidado com as estudantes lésbicas? Que estratégias de vigilância e controle das sexualidades essa instituição tem implementado em seu cotidiano em relação a essas jovens? Que políticas de agência as estudantes lésbicas desenvolvem para lidar com os mecanismos de controle e abjeção na escola? Como a presença dessas estudantes atravessa e modifica a produção de sentidos sobre gênero e sexualidade no currículo escolar? O recorte empírico envolveu um corpus constituído por entrevistas com jovens mulheres na faixa etária entre 18 e 20 anos, que possuem relacionamento afetivo-sexual com outras mulheres, residentes de Recife e Regiões Metropolitanas. A análise do corpus pautou-se num diálogo com a crítica pós-estruturalista, que se apresenta como uma lógica problematizadora das relações de poder em relação às subjetividades marginalizadas. Para essa perspectiva, a realidade social é construída a partir das relações discursivas, sempre de maneira contingente e temporal. Foi possível perceber que omundo social da escola é uma arena em constante disputa de significados sobre gênero esexualidade. Essa produção de sentidos, ainda emana fortemente de uma matriz heterossexuale cisnormativa, evidentemente hegemônica a fim de produzir umaestabilização/correspondência entre sexo, gênero e sexualidade. Espera-se de um corpofeminino uma identidade feminina e um desejo sexual-afetivo pelo não-feminino. Mas, se asnormas delineiam estratégias de padronização de corpos e desejos, a partir dela também setecem fios precários de vidas vivíveis, que sinalizam saberes e vivências alternativas. Asexperiências narradas pelas jovens lésbicas despontam a escola como espaço-tempo depráticas ambivalentes. Mesmo que ainda percebidas e tratadas como abjetas, suas existênciasrevelam as fissuras da estrutura discursiva cis-heteronormativa e, ao mesmo tempo, costuramcaminhos (im)prováveis de vida escolar para estudantes LGBT, deslocando sentidos sobregênero e sexualidades no currículo escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectLésbicaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.title“Em papel carbono e barbante” : currículo, normatividade e agência a partir de experiências escolares de jovens lésbicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1205571151713502pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxTaking school education as a space-time hybrid of subjectivity production, this study aimed to understand the narratives about school experiences of young lesbians. The following questions were asked: How has the school dealt with lesbian students? What strategies of surveillance and control of sexualities has this institution implemented in its daily lives in relation to these young women? What agency policies do lesbian students develop to deal with control and abjection mechanisms in school? How does the presence of these students cross and modify the production of meanings about gender and sexuality in the school curriculum? The empirical cut involved a corpus consisting of interviews with young women between the ages of 18 and 20, who have affective-sexual relationships with other women, residents of Recife and Metropolitan Regions. The analysis of the corpus was based on a dialogue with the post-structuralist critique, which presents itself as a problematizing logic of power relations in relation to marginalized subjectivities. For this perspective, social reality is constructed from discursive relations, always in a contingent and temporal way. It was possible to perceive that the social world of the school is an arena in constant dispute of meanings on gender and sexuality. This production of meanings still emanates strongly from a heterosexual and cisnormative matrix, evidently hegemonic in order to produce a stabilization /correspondence between sex, gender and sexuality. A female body is expected to have a female identity and a sexual-affective desire for the non-female. But if the norms outline strategies for standardizing bodies and desires, from it are also woven precarious threads of living lives that signal alternative knowledge and experiences. The experiences narrated by the young lesbians show the school as a space-time of ambivalent practices. Even though they are still perceived and treated as abject, their existence reveals the fissures of the cis-heteronormative discursive structure and, at the same time, sews (im) probable ways of school life for LGBT students, shifting meanings about gender and sexualities in the school curriculum.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thaís Priscila de Souza Torres.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons