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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33611

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Título: A formação continuada no PNFEM e sua interface com a prática docente: aspectos e desafios revelados numa escola de referência em Belo Jardim-PE
Autor(es): CAVALCANTI, Carmen Aparecida Guimarães Peixoto
Palavras-chave: Professores – Formação – Belo Jardim (PE); Prática de ensino – Belo Jardim (PE); Educação permanente – Belo Jardim (PE); Professores de ensino médio – Belo Jardim (PE)
Data do documento: 14-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo “A Formação Continuada de Professores e suas implicações na prática docente”, tendo como contexto de desenvolvimento a formação continuada dos professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNFEM e suas práticas, em uma escola de referência em Belo Jardim-PE. Tomamos como objetivo geral: Compreender que aspectos da formação continuada de professores no Ensino Médio no PNFEM foram trabalhados em 2015 e destes quais chegaram à prática docentee específicos: a) Mapear os aspectos trabalhados na formação continuada dos professores do Ensino Médio (PNFEM) da rede pública estadual no município de Belo Jardim; b) Identificar, dentre os aspectos trabalhados na formação continuada de professores do Ensino Médio, quais destes chegaram à prática docente, c) Analisar os desafios encontrados na inserção dos aspectos pautados na formação continuada do PNFEM, na prática docente. Nosso pressuposto é de que, embora o processo de formação continuada de professores seja reconhecido como inerente à melhoria da qualidade na prática docente, o mesmo não consegue de fato se efetivar. As bases teóricas centram-se em Marin (1995), Imbernón (2010), Nóvoa, (1992,1997), Freire (1997), para tratar dos conceitos e concepções da formação continuada, Tardif (2000), Franco (2006), Sacristán e Perez Gomez (1998), para o trato da prática docente. O desenho metodológico se pautou na abordagem qualitativa com procedimentos de coleta centrados na análise documental, na observação e na entrevista. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de conteúdo segundo Moraes (2003). Os participantes da pesquisa foram dois (2) professores de uma escola de referência em Ensino Médio no município de Belo Jardim - PE egressos do PNFEM. Os resultados revelam que os aspectos trabalhados na formação possibilitaram o acesso a conceitos fundantes à formação integral e essenciais à formação cidadã dos estudantes. Os professores convergem no significado do PNFEM, ressaltam suas contribuições para a prática docente, apontando que os aspectos da humanização, da interdisciplinaridade e da avaliação dos estudantes se efetivaram na prática. Apresentam ainda a mobilização dos estudantes para o ato de estudar e a excessiva quantidade de conteúdos propostos pela matriz curricular, enquanto desafios encontrados na inserção dos aspectos da formação na prática. Portanto, o estudo reafirma a necessidade de continuidade de políticas de formação continuada de professores com implicações na prática docente, rumo à superação desses desafios, de modo que possam contribuir efetivamente com a prática dos professores do ensino médio
Descrição: CAVALCANTI, Carmen Aparecida Guimaraes Peixoto, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PEIXOTO, Carmen Aparecida Guimaraes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33611
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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