Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33448
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Marcelo Márcio | - |
dc.contributor.author | MADEIRA, Simone Jacqueline Portela Simão | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T20:44:42Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T20:44:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33448 | - |
dc.description.abstract | Para manterem-se eficientes na gestão de seus processos internos as instituições de ensino superior passaram a utilizar modernos e sofisticados sistemas de informações gerenciais, mas para que esses sistemas alcancem seus objetivos é necessário que eles sejam de fácil utilização e que atendam as necessidades de seus usuários e isso faz da interface com o usuário parte fundamental de um software, pois é a parte visível do sistema, através da qual, ele se comunica com o usuário para realizar suas tarefas. Dessa maneira a qualidade do desempenho do usuário está seriamente ligada à qualidade de sua interface com o sistema e é através da avaliação de usabilidade que se pode avaliar a qualidade de uma interface com relação a sua utilização por parte dos usuários. Nesse âmbito a presente dissertação refere-se a um estudo de usabilidade no Sistema de Informações e Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco, no qual foi realizado um estudo de caso no Centro de Artes e Comunicação. Para conhecer detalhadamente as tarefas, utilizadas como suporte a pesquisa, apresentamos diagramas de análise hierárquica da tarefa. Para avaliação de usabilidade da interface estudada, foi escolhido como método analítico de estudo a Avaliação Heurística, proposta por Jakob Nielsen e como método empírico: entrevistas, sessões de observação e aplicação de um questionário entre os técnicos administrativos, discentes e docentes da Instituição. Com o intuito de verificar a interação do usuário com o sistema utilizamos os princípios de design de interação, diretrizes gerais para o design e diretrizes para o design visual de Leventhal e Barnes. Para avaliar a satisfação dos usuários com o sistema estudado foram realizadas entrevistas informais, sessões de observação e aplicado um questionário, baseado no questionário ISONORM 9241/10 elaborado por Prümper, fundamentado na norma ISO 9241 e de comprovada validação em estudos de usabilidade. Os resultados demonstraram que a amostra da população estudada apresentou avaliação negativa a respeito do sistema e após as análises, foram observadas algumas disfunções de usabilidade e muitos pontos a serem melhorados no SIG@. Assim sendo, foram elaboradas recomendações de melhorias com a intenção de ajustar a interface às necessidades de seus usuários e torná-la mais amigável. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação de Sistema de Informação | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Interação Humano-Computador | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia da Informação | pt_BR |
dc.title | Avaliação de usabilidade do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (SIG@/UFPE): um estudo de caso no Centro de Artes e Comunicação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9182450809055897 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9745050077461951 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In order to keep internal procedures optimized, educational institutions had to update their managerial tools and adopt modern and complex information management systems, used to facilitate integration and understanding of information. To achieve this goal, the system needs to fulfill the needs of their users, clearly communicate with users, and be easy to interact with. These objectives are achieved through the interaction with the system’s interface. The interface of such system is the most important feature to the user, it’s what is visible to him and what he will be focusing on, by interacting, communicating and performing tasks. Therefore, the successful outcome of the user on performing a task on the system is directly correlated to the quality and design of its interface. Usability evaluations are performed to analyze and improve quality and interaction levels with the user. This dissertation analyzes such topics and presents a usability study in the ‘Information and Academic Management System’ (SIG@) of the Federal University of Pernambuco, with the Center of Arts and Communication as study case setting. For clarification of the tasks performed as base for this study, we present hierarchical diagrams of the analyzed tasks. The usability analysis performed was based on the analytical method of heuristics evaluation by Jakob Nielsen, and the empiricist method based on user testing. The users of this study include administrative technicians, professors, and staff of the University. To analyze the quality of the interaction between user and software we applied the interaction design principles, the design general guidelines, and the visual design guidelines developed by Leventhal and Barnes. Informal interviews, site observation, and questionnaires were applied to evaluate user satisfaction with the system. The questionnaire was based on the reliable and well established principles of ISONORM 9241/10 developed by Prümper, based on ISO 9241. The results show that the population sample of this study have a negative response towards the system, and after further analysis we observed usability issues and disturbances. The results also show several features that need improvement and optimization at the SIG@. Therefore, we developed recommendations for improvement seeking to optimize the system’s interface and adapt it to the needs of its users, making it user-friendly. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Simone Jacqueline Portela Simão Madeira.pdf | 9,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons