Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33437
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octávio d'Azevedo | - |
dc.contributor.author | SANTOS JÚNIOR, Paulo Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T20:09:59Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T20:09:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33437 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo desta pesquisa é discutir a aproximação do gênero do horror, naturalmente vinculado ao sobrenatural e ao fantástico, com estratégias narrativas realistas. Para tanto, analisamos o found footage, subgênero do horror que manifesta clara hibridização entre a ficção e uma busca pelo real, e que constituiu representativa parcela dos filmes do gênero nos últimos 20 anos. Partimos de uma discussão sobre o interesse do espectador de horror pelo afeto do medo, analisando a persistente relação entre um desejo pelo real e toda uma tradição de narrativas fantásticas, para compreender o papel da intensificação de efeitos promovida pelas estratégias realistas na ficção. Analisamos, de forma detalhada, as características estilísticas que apontam para constituição do found footage como relevante contribuição formal para a linguagem cinematográfica, detalhando quatro de suas características fundamentais: presença da câmera diegética, a narrativa em primeira pessoa, presença de técnicas documentais e o uso de índices de amadorismo. A pesquisa historiciza tanto a trajetória do realismo no horror, quanto a própria gênese e ascensão do found footage. No intuito de materializar nossas reflexões, propusemos a análise do filme espanhol [REC], vislumbrando como seus aspectos estilísticos e narrativos se associam à ideia de criação de paisagens e atmosferas de medo, assim como a exploração do monstro, figura central para o gênero do horror. Buscamos entender como, através da experiência do horror artístico, os efeitos propostos podem alcançar o espectador, sensorial e cognitivamente, em uma mimese de experiências ancorada, sobretudo, na teoria do pensamento de Noel Carroll e nos estudos de experiência estética de Hans Ulrich Gumbrecht. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Horror | pt_BR |
dc.subject | Found Footage | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Experiência estética | pt_BR |
dc.title | Quando o fantástico busca o real: estratégias realistas nos found footage de horror | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7526050240389924 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main goal of this research is to discuss the approximation of the horror genre, naturally linked to the supernatural and the fantastic, with realist narrative strategies. To do so, we analyzed found footage, a subgenre of horror that manifests a clear hybridization between fiction and a search for the real, and which has constituted a significant portion of the films in the genre during the last 20 years. We begin with a discussion about the interest of the horror viewer in the affects of fear, analyzing the persistent relationship between a desire for the real and an entire tradition of fantastic narratives, to understand the role of the intensification of effects promoted by realist strategies in fiction. We analyze in detail the stylistic characteristics that point to the constitution of found footage as a relevant formal contribution to the cinematographic language, detailing four of its fundamental characteristics: the presence of diegetic camera, first - person narrative, the presence of documentary techniques and the use of indices of amateurism. The research historicizes both the trajectory of realism in horror, and the very genesis and rise of found footage. In order to ground our reflections, we proposed the analysis of the Spanish film [REC], glimpsing how its stylistic and narrative aspects are associated with the idea of creating landscapes and atmospheres of fear, as well as the exploration of the monster, a central figure for the horror genre. We seek to understand how, through the experience of artistic horror, the proposed effects can reach the spectator, both sensorially and cognitively, in a mimesis of experiences anchored, above all, in Noel Carroll's theory of thought and in the aesthetic experience studies of Hans Ulrich Gumbrecht. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo Souza dos Santos Júnior.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons