Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33322
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Mário de Faria | - |
dc.contributor.author | SILVA, Suelma Cristina Bernardo da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T23:33:06Z | - |
dc.date.available | 2019-09-19T23:33:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Suelma Cristina Bernardo da. Bordado manual de Passira: intersecções entre imaginário regional, barroco e rococó. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33322 | - |
dc.description.abstract | O bordado manual de Passira é uma manifestação artesanal antiga e tradicional na cidade. Compreender a pluralidade simbólica existente neste ofício é de grande relevância para o design, visto que, existe uma aproximação destes dois polos, e uma tentativa de compreender-se o que envolve o imaginário das artesãs da cidade. A Teoria do Imaginário segundo Gilbert Durand foi o norteador desta pesquisa, pois ela permite compreender de forma sensível o arcabouço imagético formado no interior do indivíduo. Desta forma, esta pesquisa visa mostrar a importância para o design de compreender o imaginário das artesãs de Passira, para que futuras interações do design com o artesanato possam render bons resultados imprimindo nos artefatos a verdadeira construção simbólica dessas mulheres. Ainda sustentamos que o imaginário brasileiro é por nascimento formado de diversas influências barrocas. A fim de dar consistência a esta pesquisa avaliamos os pilares da teoria do imaginário segundo Durand e buscamos compreender de forma clara sua abordagem diante das análises que fizemos sobre o bordado de Passira. A partir destas analises elucidamos como o imaginário da artesã tem impactos diretos no seu desenvolvimento criativo, e em como isto interfere no design para a concepção de trabalhos desenvolvidos juntamente com estas artesãs. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bordado - Passira (PE) | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Arte rococó | pt_BR |
dc.subject | Arte barroca | pt_BR |
dc.title | Bordado manual de Passira: intersecções entre imaginário regional, barroco e rococó. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4308960E5 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773740J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The manual embroidery of Passira is an antique and traditional handcraft manifestation in the city. Comprehending the symbolic plurality that exists in this craft has great relevance to design, since there is an approximation between these two poles, and an attempt to understand what surrounds the city artisans’ imaginary. The Imaginary Theory according to Gilbert Durand was the guide of this research because it allows the understanding of the human beings’ inner imaginary, in a sensible way. Therefore, this research aims to show the importance for design of the understanding of Passira artisans’ imaginary, so future interactions between design and handcraft can yield good results by printing on the artifacts these women’s true symbolic construction. We sustain yet that the Brazilian imaginary is formed from diverse baroque influences. In order to give consistency to this research we evaluate the pillars of the Imaginary Theory according to Durand and we search for clearly understand its approach from analyzing the embroidery of Passira. With these analyzes we elucidated how the artisans’ imaginary has direct impact on their creative development, and how this interferes on the conception of the design developed made together with these artisans. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Suelma Cristina Bernardo da.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons